sábado, 29 de maio de 2010

Cozinhas, Macro e Micro Economia.

Bom dia amigos leitores!

Ontem lendo, ouvindo e vendo jornais, cheguei a conclusão que quando neste BLOG comento sobre a produtividade em nossas cozinhas profissionais, nada mais faço que alertar a todos que precisamos mesmo trilhar um novo caminho quanto a inserção de tecnologia em nossos ambientes de trabalho. Hoje, trabalhamos muito tempo, gastando muita energia, muita água, utilizando muita mão de obra, perdendo muita matéria prima in natura e pronta e gerando muito lixo, para obtermos um produto final que nem sempre pode ser tido como ideal. 
Produzimos com um custo elevadíssimo.
Para fundamentar este raciocínio, transcrevo abaixo, partes de matéria publicada no site "www.g1.com.br"  e veiculada no Jornal Nacional de ontem, 28.05.2010:

"Economistas debatem obstáculos que atrasam o crescimento do Brasil

Os obstáculos que atrasam o crescimento do Brasil foram debatidos, nesta sexta-feira, por economistas, num encontro no Rio de Janeiro. Eles se preocupam com o fato de o trabalho, no nosso país, ser menos eficiente do que em outros. A nossa produtividade é mais baixa. Um estudo internacional indicou alguns dos motivos desse problema: escolaridade baixa, transporte muito caro e burocracia.
O Brasil tem resistido aos impactos das crises econômicas. Este ano, o país deve crescer 6% é hora de se pensar no que não foi feito. As conclusões são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Um estudo do BID em toda a América Latina e Caribe mostra que faltou ao país evoluir em produtividade, isto é, fazer mais com menos, usando os recursos que se tem.
Segundo o banco, se a produtividade do Brasil fosse igual a dos Estados Unidos, nossa renda per capita seria 54% maior do que é hoje. Nos últimos 50 anos, apenas o Chile aumentou a produtividade em relação aos Estados Unidos. A brasileira diminuiu.
Segundo o BID, enquanto na agricultura a produtividade cresce, no setor de serviços está a maior parte dos problemas.
crescer ainda mais, sem o risco da volta da inflação.
Uma economia com maior produtividade é fundamental para que o país possa crescer a taxas elevadas, como ele vem crescendo, mas de forma sustentável, por 10, 20 anos ou mais”, declarou o economista do BID, Bruno Saraiva."

Será que estas conclusões nos ajudarão a escolher outros caminhos para nossas cozinhas ?
Podemos obter ganhos maiores produzindo o que produzimos hoje, quando inserimos tecnologia na linha de produção e assim melhoramos nossa  produtividade.
Como fazemos isto?  A  resposta  vem sendo colocada  neste BLOG através das diversas postagens já publicadas, bastra fazer um tour por elas e muita coisa ficará mais clara.
Um ótimo final de semana a todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário