segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cozinha e a vitrine ecologica.





The Faro Caudill [family] eating dinner in the...Image by The Library of Congress via Flickr










Bom dia amigos leitores.

Como abordado no post de 09.07.09 - Cozinha , vitrine e sucesso - , temos sim que nos preocupar com que mensagem nosso restaurante ou cozinha, passa a nossos clientes ou nossos prováveis clientes - mercado.
Muitos restaurantes procuram arquitetos para criar um ambiente que traga ao cliente o máximo em conforto, hospitalidade, relaxamento, refinamento e tantas outras mensagens que desejam passar a seu público alvo e assim cativa-lo, fideliza-lo. Tratando desta forma a área social do empreendimento dão um grande passo em direção ao sucesso, mas, um restaurante não vende apenas o "prazer" em estar em um restaurante e todas as suas realizações e consequencias sociais e psicológicas. Apesar de alguns profissionais formularem que clientes vão a restaurantes para "ser" ou "estar" e não para se alimentar, em primeira instância.
Como o mercado muda cotidianamente sua visão e desejo, atualmente acredito que o empresário que se preparar para produzir alimentos gerando menos desperdícios, menos lixo, menos gastos com matrizes energéticas e menos água estará "decorando sua vitrine" para o novo estágio de desejo deste mercado.
Tenho entreouvido conversas, em mesas de restaurantes e bares que são o indicativo que os consumidores - todos de todas as classes - estão querendo estar em um "novo" restaurante e começam a se preocupar realmente com o que os restaurantes estão expondo em suas "vitrines". Isto, tanto em restaurantes comerciais quanto em industriais. O público que atualmente se utiliza dos serviços dos restaurantes industriais já demonstra claramente sua visão crítica com relação a questões que antes não eram discutidas, como por exemplo a qualidade do que lhe é servido e o desperdício de alimentos. Cito estes por serem historicamente os que menos contestavam qualquer coisa, tendo em vista que inconscientemente se "alimentavam gratuitamente", por gentileza da empresa para a qual trabalhavam. Hoje esta visão equivocada já não existe e as cobranças são cada vez mais fortes.
Uma nova mentalidade com relação a qualidade e conotações e preocupações ecológicas já surgiu e vem crescendo com força.
Uma ótima semana a todos e amanhã tem mais.
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