terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cozinha fria e o verão.

Mais uma semana começa, nos aproximando cada vez mais do verão e por este motivo comentamos sobre a questão do resfriamento rápido, uma técnica conhecida  mas pouco utilizada  ainda, da forma como abordei neste  BLOG  (www.vocechef.blogspot.com).  Abrindo postagens de março, abril e maio de 2009, poderão ter variadas concepções sobre como em algumas situações  -  que muito bem podem ser a sua  hoje -  o uso do Cook Chill, pode trazer mudanças antes  inimagináveis na produção, armazenamento e atendimento extremamente rápido (serviço),  através de equipamentos especialmente construídos para esta finalidade, que são os “Resfriadores Rápidos” e conjugando a estes ainda o uso de fornos combinados  ou  inteligentes.


Como estes funcionam,  como  os operar e que mudanças para melhor estas máquinas proporcionam  em sua cozinha, podem ser melhor entendidas visitando as postagens citadas anteriormente.  
Vale  também uma visita aos sites:
Focamos  este assunto pelo fato da proximidade do verão e por ser esta estação a mais perigosa e difícil para  quem trabalha com “Alimentos & Bebidas”.
Segurança alimentar garantida, bebidas oferecidas aos clientes à temperaturas corretas ao servir, que agradam a todos em um dia quente,  são uma receita e tanto para que possamos garantir  o  retorno de nosso   público  ao  estabelecimento.  Este é  o objetivo.  Fidelizar o cliente através do bom atendimento, preço competitivo e qualidade alta no que servimos.
Agora; importantíssimo torna-se a realização de um programa de treinamento de sua mão de obra para passar pelo verão com tranqüilidade, pouco gasto de energia e resultados atingidos.
Mesmo para quem não utiliza o sistema Cook Chill   mas  apenas refrigeradores, congeladores e câmaras frias, o treinamento do quadro funcional da cozinha é fundamental. Faça um teste, circule pelo ambiente de cozinha e estoques refrigerados e observe se as pessoas ao levarem ou buscarem alimentos e bebidas nos equipamentos de resfriamento ou congelamento, os utilizam conscientemente, ou seja:
Abrir a porta o suficiente para o tempo de colocação do que se está armazenando ou retirando
Planejar e saber exatamente onde está ou ficará  localizado, dentro do equipamento, o que se quer  buscar ou guardar. Evitando assim tempo de porta aberta e consequentemente perda de temperatura interna.











O que estará sendo armazenado, se está bem acondicionado, evitando derramamentos, e com isto tempo de trabalho de  mão de obra  e  equipamento, desnecessáriamente.

Sem treinamento adequado, não se consegue resultados positivos, mesmo que investindo em tecnologias, das mais simples como uma geladeira ou freezer a outros, para alto rendimento e produção.

Semana que vem tem mais, ainda sobre o assunto.
Uma boa semana  e um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário