terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cozinhas, Verduras e Legumes - Forno ou Fogão?

Continuando sobre o tema "Forno ou Fogão?"  que comentamos nas últimas colunas, esta semana lembramos que não apenas o cozimento de cereais em geral torna-se mais rentável quando uma cozinha o realiza em um forno combinado ou inteligente. Ainda no processo cozimento obtemos resultados excelentes quando passamos aos legumes e verduras, acompanhamentos que estão presente em quase 100%  dos cardápios oferecidos por restaurantes comerciais, industriais, hospitalares e da hotelaria. Produtos com aroma, coloração, conservação de nutrientes, ponto de cozimento ideal e perfeito,  são muito mais facilmente obtidos em equipamentos “fornos combinados ou inteligentes” do que em fogões ou caldeirões.

Temos que deixar claro também que comparativamente o consumo de energia e principalmente de água cai em aproximadamente 40%. Mais ainda! A redução do custo mão de obra irá diminuir na mesma proporção, tendo em vista que quando optamos pelo cozimento nos fogões ou caldeirões (caldeiras) o processo obriga a um acompanhamento constante por parte do profissional de cozinha, já que é inevitável que uma pequena distração seja o suficiente para que percamos toda a carga que está sendo preparada por cozimento excessivo.


Este fato já não ocorre quando usamos fornos combinados ou inteligentes para o preparo dos mesmos produtos, porque estas máquinas nos dão a opção de ajustes precisos de tempo e temperatura.  Uma boa parte dos fornos combinados, também nos permitem ajustes do grau de umidade que desejamos no interior da câmara  de cocção, algumas marcas com mais precisão outras com menos.
Quanto aos fornos Inteligentes, não é mais necessário o operador saber ajustar tempo, temperatura e grau de umidade no interior da câmara. Basta escolher o produto que deseja produzir no painel e dar a partida no processo. O próprio equipamento se encarrega de tudo e o avisará quando finalizar a tarefa. Que MARAVILHA ?


Acabaram-se os erros, esquecimentos, perdas de produtos por passarem do ponto de cozimento, tempo da mão de obra utilizada gasto na supervisão e acompanhamento do ato de cozimento, diversos funcionários para realizarem tarefas distintas ao mesmo tempo, e etc, etc, etc...
Mas não acaba por aí não. Semana que vem tem mais... 
Ótimo Feriadão de 7 de Setembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário