segunda-feira, 27 de abril de 2009

COOK CHILL – Uma solução em sua cozinha



Bom dia amigos leitores.
Esta semana comentarei procurando usar termos mais conhecidos cotidianamente, sobre o sistema de produção e armazenamento de alimentos conhecido como “Cook Chill”. O termo originário da língua inglesa significa literalmente “Cozinhar e Resfriar”.
A técnica utilizada é a de cozimento normal dos produtos que serão utilizados no preparo das refeições, observando-se alguns detalhes como a seleção das matérias primas, seu pré-preparo e o ponto de cozimento por exemplo, e, ao atingirmos este estágio pré-determinado de ponto de cozimento estes alimentos serem lavados ao resfriamento rápido, que tem que ser realizado em equipamentos especiais para este fim, que são os "Blast Chillers" ou "Resfriadores Rápidos".
Por quê?
Porque equipamentos de resfriamento comuns não permitem que tenhamos uma brusca queda de temperatura nos alimentos, nem o total controle do processo de resfriamento que ocorre no interior da câmara assim como do que ali foi colocado e a higiene desta câmara. Por ser esta fase do processo a mais importante e a determinante para que seja atingido o objetivo do mesmo, que é termos alimentos preparados e higienicamente seguros, prontos para serem servidos a qualquer momento dos próximos cinco dias corridos é que se faz obrigatório o uso dos "Blast Chiller" ou em nossa lingua "Resfriadores Rápidos". Além disto o processo de "COOK CHILL" só estará completo, desde que os alimentos que foram resfriados nos "Resfriadores Rápidos" sejam armazenados em câmaras de resfriamento que consigam manter a temperatura dos produtos ali estocados em 3º C. A isto se denomina “Cook Chill”.
Sobre como estabelecer o ponto de cozimento e realizar o resfriamento rápido, detalharei nos próximos posts.
Um abraço a todos e uma ótima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário