segunda-feira, 2 de março de 2009

Resfriadores rápidos.


Resfriamento rápido.
Esta técnica já é usada faz muito tempo. Começou quando os Chefs e Cozinheiros sentiram a necessidade em obter melhor qualidade no que produziam. Fazer com que os alimentos acabados de cozer, mantivessem suas características obtidas naquele exato momento da interrupção da cocção era o objetivo. Mas, como fazer? Como estancar a temperatura dos alimentos de imediato? Começaram as criações de artifícios que os levassem ao resultado pretendido. Colocando os produtos em um recipiente com água gelada ou gelo e por aí em diante.
O tempo passou e como falamos no Post anterior, indústrias atentas às necessidades das cozinhas profissionais, começaram a desenvolver máquinas que levassem ao objetivo inicial, que era frear a cocção naquele determinado ponto, considerado ideal para aquele determinado produto.
Hoje os resfriadores rápidos ( Abbattitori e surgelatori rapidi di temperatura ) permitem não só a obtenção deste objetivo, assim como atrelaram outros benefícios inimagináveis no início do processo de resfriamento forçado, tais como:
- Ganho de volume e peso no produto que é resfriado.
- Ganho de textura, em qualquer tipo de produto.
- Ganho de matéria prima, que deixamos de perder por excesso de produção(sobras) e cozimento.
- Ganho de produtividade, visto que, uma vez resfriado ou congelado, um produto pode ser finalizado ( antes era regenerado – há uma grande diferença entre ambos ) e servido em poucos minutos.
Voltamos amanhã.

Um comentário:

  1. Adorei seu post!! SOu estudante de tecnico de nutrição e suas postagens estão me ajudando muito , estou fazendo um trabalho sobre equipamentos.Parabéns!!

    ResponderExcluir