terça-feira, 17 de março de 2009

Frituras e Fritadeiras


Como falado no post de ontem, fritar é uma das grandes atividades de uma cozinha profissional. Diversos produtos são preparados fritos, vegetais, raízes, carnes diversas e etc. As fritadeiras vieram para agilizar a produção em grande quantidade e desde que utilizadas adequadamente, resolvem. Muitas cozinhas simplesmente utilizam as fritadeiras sem o devido cuidado, atenção e principalmente manutenção, fazendo com que estas máquinas se tornem as causadoras de graves problemas, como por exemplo alimentos que farão mal ao consumidor (óleo de fritura contaminado), acidentes com os funcionários que a utilizam (queimaduras e inalação da evaporação dos produtos fritos e óleo) e incêndios em muitas delas (falta de manutenção ou uso inadequado).

Felizmente hoje dispomos de equipamentos que substituem as fritadeiras em 80% de suas funções e fritam praticamente sem uso de óleo e sem riscos de acidentes, contaminações e incêndios.
Resultado: Produtos mais saudáveis e a diminuição de custos e riscos de acidentes.
Calcule rapidamente quanto representa sua fritura com: Compra de óleo, pagamento de mão de obra e pagamento de energia.
Agora calcule apenas 20% deste total.
Peque o primeiro valor encontrado na soma solicitada anteriormente e dele diminua os 20% calculados acima.
O resultado é o valor que você porá no caixa, todo mês, mudando de tecnologia.
Esta semana fui a um restaurante conhecido de muitos, com uns amigos e pedimos iscas de frango empanadas, recebemos peixe. Reclamamos o erro e refizeram o pedido. Todos provamos e estava igualzinho ao primeiro. Não era peixe a carne, mas o sabor, pois fritavam tudo na mesma cuba, batatas, frango, peixe, aipim e etc... Então,tudo saía com sabor PEIXE ! A casa em questão é bem conhecida em Vila Isabel, no Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário