terça-feira, 3 de março de 2009

Acontece nos melhores restaurantes...



Desde a semana passada, esta notícia corre nas manchetes de jornais no mundo. Apesar da dose de sensacionalismo de alguns, podemos observar algo de importante no fato.
Trata-se de um restaurante que está entre os melhores do mundo, com um Chef idem, que comanda uma equipe de nível e que além de todas as suas qualidades profissionais é extremamente preocupado com a segurança alimentar, como podemos ler na notícia abaixo.
Então se em um restaurante desta categoria dirigido por alguém com este grau de competência e preocupação com seus clientes ocorre um acontecimento desta magnitude, é hora de pensarmos em nos dedicar mais a estes controles...
FONTE - BBC BRASIL
28/02/2009 - 16h09
"Melhor" restaurante da Inglaterra fecha com suspeita de envenenamento
da BBC Brasil
O chef Heston Blumenthau fechou seu restaurante, Fat Duck, considerado o melhor da Inglaterra, depois que dezenas de clientes disseram ter passado mal após jantar no estabelecimento.
O Fat Duck, escolhido como "o melhor restaurante para se comer na terra" pelos leitores da revista "Restaurant" em 2005, é um dos únicos três restaurantes no Reino Unido condecorado com três estrelas pelo respeitado guia de restaurantes "Michelin".
Um porta-voz de Blumenthau disse que o chef é "fanático" por higiene alimentar e o restaurante, em Berkshire, foi fechado para que seja realizada uma investigação.
Até agora, os testes de especialistas em segurança alimentar e de autoridades sanitárias não chegaram a qualquer conclusão.
Testes negativos
Segundo o porta-voz, Blumenthau está preocupado com os clientes e não sabe como isso ocorreu. O chef disse que a fonte dos sintomas permanece um mistério, em particular porque ele emprega consultores de higiene e analisa amostras de sua cozinha frequentemente. Todas as análises tiveram resultado negativo.
"Meu sexto sentido é de que se trata de um vírus, e as autoridades sanitárias dizem a mesma coisa", disse Blumenthau à BBC.
"Alguns clientes ligaram e disseram ter passado mal. Com a melhor boa vontade do mundo, todos os restaurantes em todos os cantos passam por isso ocasionalmente, mas um padrão começou a se formar", disse Blumenthau.
"Apesar de não ter sofrido uma escalada, (o problema) se tornou mais regular e simplesmente chegamos ao ponto em que todos os testes tinham resultado negativo, completamente negativo, e na segunda-feira passada eu tive que fechar o restaurante."
Blumenthau --que também apresenta programas de culinária na TV britânica-- pesquisa os compostos moleculares de pratos para chegar a um melhor entendimento do sabor.
Em seu restaurante, ele serve pratos como mingau de escargot e sorbet de torrada com sardinhas. Para conseguir uma mesa, é preciso reservar com meses de antecedência. O menu degustação custa 135 libras (cerca de $ 460).

Nenhum comentário:

Postar um comentário