sexta-feira, 13 de março de 2009

Os Caldeirões e a sexta-feira 13...



Ainda sobre o surgimento e desenvolvimento dos caldeirões e os benefícios que trouxeram a cozinha profissional.
Antes a arquitetura de cozinha exigia uma área a ser ocupada ou "usada" muito grande, já que todos os componentes físicos (equipamentos), relativos aos fluxos de trabalho e segurança do trabalho para serem respeitados não cabiam em um espaço de dimenções reduzidas e isto - a área utilizada - custa dinheiro e pesa no montante do projeto em execução, tornando-o mais caro, além de, esta área usada para produção acabar tirando espaço destinado ao público consumidor, que a final é quem sustenta o empreendimento.

Na atualidade já dispomos de outros equipamentos e tecnologias que realizam 85% de todo o trabalho que era realizado nos caldeirões. Com mais eficiência, rapidez, e conferindo qualidade muito maior ao que neles é produzido. Lembro ainda que, a grande mudança se dá na redução das áreas destinadas a cozinha e a enorme produtividade e ECONOMIA de água, energia e gêneros alimentícios, já que as perdas são mínimas ou nenhuma.
Vejam as fotos no topo do post. Uma cozinha para produzir para 700 pessoas, ocupa uma área de 120 m² e outra, mais moderna, para produzir para até 2.500 pessoas ocupa uma área igual.
O que mudou?

A TECNOLOGIA, a ARQUITETURA e as TÉCNICAS DE PREPARO DE ALIMENTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário