sexta-feira, 6 de março de 2009

COOK CHILL – Uma solução para o carnaval em sua cozinha


O COOK CHILL e o carnaval.
Para que o segundo, não dure o ano inteiro na sua cozinha.



Visitando um cliente que administra quatro restaurantes que se localizam dentro de uma área de aproximadamente 20Km², ouvi sua preocupação com os acontecimentos em atender aos quatro pontos com qualidade e sem perdas significativas de tempo e produtos, assim como eficiência no uso da mão de obra aplicada aos processos de produção a atendimento.
Foi um verdadeiro confissionário.
O grande desafio em situações como esta é se ter a clara visão do momento em que é melhor, em todos os sentidos, parar de produzir individualmente em cada unidade e passar a centralizar a produção.
Com um confiável estudo de logistica de produção e distribuição, podemos acabar com as dores de cabeça tais como:
- Faltava comida em um ponto e sobrava em outro. Que dor de cabeça...
- Um determinado ponto consumia mais ( inesperadamente ) um determinado prato. Loucura na cozinha e para os garçons. E agora?
- Um terceiro não vinha apresentando a demanda esperada, mas já havia um estoque pronto e um quadro de funcionários destacado para o atendimento, que não acontecia. Pô que */"*%#@...
- Solicitação de socorro de um quarto ponto, pois a projeção de demanda simplesmente foi pulverizada pelo excesso de clientes, só que lá a cozinha é mínima... Ai meu deus...Corre todo mundo pra lá !!!
- Solução decidida : Transporte de um local para outro de alimentos, pessoas e bebidas.
- Tranqüilo; resolvido o problema. Mas era CARNAVAL... 10 Km levaram horas para serem cobertos...
Depois de tudo o que foi descrito acima, chegam os dias normais – sem carnaval – e o estoque de alimentos in-natura e prontos, bebidas e a mão de obra estão como o baralho que acabamos de organizar e caiu de nossas mãos, escada abaixo, por uns 30 degraus...
Vocês já passaram por isto?

2 comentários:

  1. Boa dia!! andei lendo sobre o Cook Chill, pq achei muito interessante para o meu tema de TFG "monografia" como sou estudante de Arquitetura, pensei em montar um restaurante como projeto. mais nas minhas pesquisas só encontrei falando o que é o cook chill, pode me passar um site algo do tipo mostrando como é uma cozinha para esse tipo de alimento. obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá visitante, bom dia!
    O Cook Chill não é um alimento, mas, um processo de preparação de alimentos. Este processo ou técnica, permite que, dentre outras coisas possamos ter uma cozinha mais "enxuta" em termos de equipamentos, pessoas e também em área ocupada.
    Sugiro que procure uma Nutricionista que esteja atualizada com o uso desta técnica, para lhe orientar em seu trabalho. Será sem dúvida sua grande orientadora.

    ResponderExcluir