terça-feira, 19 de maio de 2009

Cozinha - Cortes e produtividade.

Bom dia amigos leitores.
Escrevendo sobre cortes de produtos em cozinhas profissionais, assunto destes próximos dias, trago hoje a comparação entre o corte manual e o mecânico. Em nosso trabalho diário de pré-preparo dos alimentos a serem produzidos para as refeições, sempre temos o tempo como um dos fatores que trazem preocupação. Sendo talvez o principal deles, faz com que a partir desta determinação em "fazer a tempo" comecemos a causar danos a outros procedimentos que são importantes para que alcancemos o resultado final desejado, que deve ser o de melhor aproveitamento, melhor aparência, melhor ponto de cocção ou textura. A dita QUALIDADE do seu restaurante.
Com o prazo estabelecido para cumprir uma determinada tarefa, por mais técnicos e práticos que sejamos estamos inclinados a cometer erros. Então o primeiro passo leva ao descarte de tudo o que pode vir a nos tomar alguns segundos a mais no corte de um determinado produto. Com esta ação passamos a eliminar partes de peças (legumes, verduras e carnes) que com um pouco mais de tempo não descartaríamos. Isto já é o estabelecimento da perda material e consequentemente financeira.

Agora façamos um teste:
Vá a sua cozinha, ao setor de cortes, ou até quem realiza o trabalho e observe como está o procedimento.
Peça para separar as partes descartadas - todas - pese-as e compare ao fim do trabalho do dia, com o volume comprado para atender a esta específica demanda.
1 - Quanto o volume descartado representou em percentual? (quilos comprados / quilos descartados)
2 - Quanto tempo foi gasto para que o trabalho fosse realizado integralmente?
3 - Quantas pessoas estiveram envolvidas no corte?
4 - Que resultado final em aparência e tempo de cozimento, você obteve?
5 - Você está satisfeito com a qualidade obtida?

Enviem seus dados e vamos analisá-los.
Até amanhã e cuidado com o corte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário