quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cook Chill - Congelados







Bom dia amigos leitores.
Hoje trago fotografias de alimentos que foram cozidos embalados, resfriados e congelados em:
"Abbattitore Rapidi" ou "Blast Chiller" ou em bom português "Resfriador Rápido". A foto da cenoura, inclusive já descongelada e SEM ÁGUA NO PRATO, que foi congelada em um IRINOX. (link na coluna da direita deste Blog).
Em seguida fotos de cebolinha picada, abobrinha verde em cubos e milho verde debulhado cozido. Todos resfriados e congelados em equipamentos comuns.

As fotografias dão uma dimensão do que estas máquinas desenvolvidas para resfriar e congelar alimentos fazem com o que nós colocamos em seus interiores.
Nos equipamentos comuns, freezers e geladeiras, vemos a presença as vezes até excessiva, de cristais de gêlo e nos "Abbattitore Rapidi" ou "Resfriadores Rápidos", isto não ocorre.
Porque?
Muita pesquisa e engenharia desenvolvida no sentido de obtermos a máxima qualidade e segurança alimentar no que é colocado para resfriar ou congelar.
O que isto significa?
Produtos com altíssima qualidade. As vezes até melhores que os preparados na hora. Lucros altos.
Amanhã tem mais...

2 comentários:

  1. Ola Marcio, vc fala muito da tecnologia Cook & Chill, mas ela funciona para fabricacao de pratos congelados? Como o consumidor regeneraria a comida? Microondas?
    Quais cuidados especiais para esta aplicacao? (ex. da panela para embalagem para camara resfriadora em quanto tempo maximo para garantir os beneficios do sistema cook & Chill?

    Obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
  2. Caro "Anônimo" bom dia! Respondendo na ordem da sequencia das suas perguntas, teremos:

    A técnica do Cook Chill se aplica tanto para a produção e armazenamento de pratos resfriados, como para os que manteremos congelados.
    Todo consumidor de pratos congelados deve planejar o momento de consumo, ou seja, vou almoçar amanhã aquela lasanha congelada, então 24h antes devo passa´la do congelador/freezer para a geladeira. Isto é a aplicação correta, pois assim no momento de uso daquele prato, bastará levá-lo ao forno para o aquecimento. Este, ocorrerá mais rápido e seu prato apresentará melhor aspecto, além de toda a qualidade planejada por seu fabricante.
    Alguns produtos devem ser aquecidos ainda congelados. Diretamente do freezer ao forno. Um exemplo disto são as pizas. Então observe que, a técnica de preparo para servir, depende do prato que se está planejando finalizar para o uso. Cada produto tem suas características de composição, quantidade de água em seu corpo e isto tem de ser levado em consideração.
    Quanto ao microondas, podemos usá-los, desde que dominando a técnica do uso e do que se pretende descongelar. Os cuidados quanto a aplicação do microondas são os que acabo de citar. Potência aplicada ao processo de descongelamento, tempo correto e assim obtem-se um bom resultado final.
    Quanto a produzir alimentos utilzando a técnica do Cook Chill é necessário termos equipamentos destinados a este fim. Um deles e o principal é o resfriador rápido, sem o qual corremos vários riscos com relação a qualidade do que estamos fazendo e também contaminações alimentares.
    Veja posts sobre o assunto nos meses de março, abril e maio de 2009.
    Mais dúvidas, pergunte novamente.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir