terça-feira, 23 de junho de 2009

transporte de alimentos - Gastronorms (GNs)


Bom dia a todos !
No post de hoje, comento sobre o uso das GNs (Gastronorms) quando precisamos servir alimentos prontos ou não em ambientes ou locais distantes do ponto de produção. Quando falamos em GNs logo vem a cabeça a imagem daquele acessório em aço inox, no formato de uma cuba, o mais utilizado. Atualmente dispomos de GNs produzidos em outros materiais, como ferro banhado, alumínio com camada antiaderente e policarbonato e com diversas finalidades de uso, como desenvolvidas para grelhar, fritar, cozinhar no vapor, assar, gratinar e etc.
Cada tipo de material tem suas características de uso e finalidade, inclusive vida útil. A tecnologia também está presente nas cozinhas de hoje, na forma de gastronorms ou como queiram os mais íntimos, GNs.
Em tempo:
1 - As diversas GNs apresentadas na foto acima do post de hoje, são fabricadas e patenteadas pela RATIONAL. Fabricante alemão de equipamentos e acessórios para cozinhas profissionais.
2 - GNs são acessórios que foram desenvolvidos e padronizados com medidas fixas, para facilitarem seu uso em diversos equipamentos de cozinha, desde fornos até lavadoras e partem da base que é definida nas medidas de um formato retangular de 32,5 cm x 53 cm. Variando a profundidade ou forma da estamparia, finalidade e divisões deste tamanho base em tamanhos menores e maiores, para atender às diversas demandas de produção de uma cozinha profissional ou mesmo doméstica.
Algumas vezes é melhor o uso destes acessórios de cozinha por motivos como: permitem maior quantidade transportada, facilitam a finalização ou regeneração no local de destino, geram lixo
0(ZERO) EM RELAÇÃO AOS RECIPIENTES DESCARTÁVEIS, facilitam o retorno de alimentos que não chegam a ser utilizados nos serviços aos clientes diminuindo SIGNIFICATIVAMENTE a perda ou desperdício destes, o que trás maior RENTABILIDADE.

Como transportar é simples. Temos no mercado GNs de fabricação nacional e importados, que oferecem a opção de terem também tampas, assim como alças laterais fazendo assim que se tornem perfeitos para o transporte a quente e transporte a frio. Podemos também, embala-los em plásticos adequados, como filmes em rolo, sacos plásticos lacrados em seladoras e o uso das caixas térmicas. Estas são importantíssimas no resultado no processo de transporte e entrega e amanhã faleremos sobre isto.
Um abraço e até amanhã.

2 comentários:

  1. gostaria de saber como faremos a formula para saber a profundidade de cada GNs.? abraços Ró.

    ResponderExcluir
  2. Olá "Ró" !
    Gostaria que fosse mais claro em sua dúvida, mas pelo que entendi de sua pergunta, não existe uma FORMULA para definirmos a profundidade de uma GN.
    Isto é definido em função de que produto irá cozer ou assar ou grelar ou ainda fritar nesta GN. Depois, de definido o produto, que quantidade do mesmo irá preparar. Não coloque produto em demasia nas GNs, pois o resultado será péssimo.
    Mas com relação a estas dúvidas, um bom Cozinheiro ou Chef resolvem com facilidade. Consulte um ou contrate a assessoria de um bom profissional e terá um ótimo resultado.
    Obrigado pela visita ao BLOG. Volte sempre!

    ResponderExcluir