terça-feira, 16 de junho de 2009

Cozinhas - Transportando alimentos.

Bom dia amigos leitores.
Ainda sobre o tema embalagens, hoje comento sobre um fato que tenho observado. Diversos restaurantes de diversos tamanhos atualmente não se prendem a atender apenas clientes que o procuram em suas instalações, que vão ao local onde está estabelecido. Atendem clientes em seus locais de trabalho, ou seja, fora das instalações dos fornecedores dos alimentos. Esta opção é certamente a forma prática de duplicar, triplicar ou multiplicar inúmeras vezes sua área de atendimento, de venda, de faturamento.
Com o gradativo aumento da produção e distribuição dos alimentos aos clientes de fora, surge a necessidade de transportar uma grande quantidade de produtos prontos, de diversos tipos e texturas. Neste aspecto as principais preocupações devem ser as da SEGURANÇA ALIMENTAR, aliada a QUALIDADE ( sabor, aparência, aroma, TEXTURA e etc). Itens que preocupam até as grandes empresas de alimentação coletiva.
É neste momento que surgem as dificuldades e que por desconhecimento e falta de assessoria técnica muitos restaurantes perdem os clientes externos e muitas vezes comprometem irreversívelmente o próprio mercado interno.
Transportar alimentos prontos pode ser a grande sacada para o sucesso e a chave para o marketing que trará mais consumidores. Que ampliará quase que infinitamente seu mercado.
Transporte de alimentos prontos, a frio ou quente, não são bicho de sete cabeças e podem funcionar as mil maravilhas, quando se põe em uso técnicas de produção, armazenamento e transporte adequadas.
Transporte a FRIO ou QUENTE, tem seus detalhes. Exige cuidados e equipamentos seguros, além de pessoal consciente da importância do trabalho que desempenha.
O uso de embalagens como as "quentinhas", os Gastronorms e caixas térmicas ( Hot box ) será o tema a ser falado amanhã.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário