terça-feira, 2 de junho de 2009

Alimentos - Embalar a vácuo ou em atmosfera modificada.

Bom dia a todos.

O que é embalar a vácuo ou em atmosfera modificada?


Embalar a vácuo significa coletar e suprimir os gases presentes na embalagem.
Embalar em atmosfera modificada significa prover esse espaço, depois de suprimidos os gases originais, com composições gasosas de CO2 e N2, conforme o alimento.
Todo tipo de alimento quando em contato com o ar, sofre modificações provocadas pela ação dos gases que compõe este "ar" que respiramos e que a tudo envolve. Além da oxidação provocada pela ação do oxigênio sobre as matérias, temos também a umidade e a presença dos fungos e microorganismos presentes nesta mesma atmosfera. A combinação de todos ou vários destes fatores levam por exemplo a degradação das matérias que compõe os alimentos. Disse "por exemplo", pois não só os alimentos sofrem ações prejudiciais quando em contato com o ar. Nosso corpo também passa por isso, mas este é um outro assunto.

Em função do conhecimento sobre o acima citado, chegamos ao desenvolvimento das embalagens, que tem por finalidade proteger os alimentos da ação degradadora do contato com o ar e tudo o que nele está presente.

A maioria dos alimentos ganham vida mais longa quando simplesmente protegidos por materiais que vão desde o papel até o plástico, passando por filmes plasticos, aluminizados, tecidos de algodão e outros. Depois de observado que quando protegíamos algo com um envolucro, a vida util se alongava, chegamos a forma de embalar avácuo e também com atmosfera modificada. Esta, desenvolvida para produtos ou matérias que não suportam a pressão exercida pela embalagem, quando nesta se aplica o vácuo. Exemplo destas, são as verduras. Delicadas em sua textura e estrutura física, precisam ser protegidas contra pressões externas, daí, quando aplicamos a atmosfera modificada e inserimos na embalagem, após a retirada do "AR", os gases apropriados a própria embalagem transforma-se em uma redoma protetora, impedindo ou minimizando a ação sofrida pelas pressões externas contra o produto embalado, além de proporcionar maior vida util.
Amanhã tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário