segunda-feira, 22 de junho de 2009

Transporte de alimentos - "Quentinhas"...


Bom dia amigos leitores.
Após ficar sem postar semana passada em função das feiras que aconteceram, volto ao assunto de "Transporte de alimentos prontos".
Como dito no penúltimo post, observo que a grande maioria das cozinhas e restaurantes que entregam alimentação pronta, se utiliza do "transporte a quente" e usando como principal veículo acondicionador destes alimentos, as embalagens conhecidas popularmente por "Quentinhas".
Quem tem a assessoria de uma ou mais nutricionistas, sabe que o método de transporte a quente é o que mais exige cuidados quanto as práticas de preparo, acondicionamento na embalagem e a forma como estas são transportadas até o local onde serão consumidos os alimentos nelas dispostos.
Qualquer falha no processo leva a contaminação do alimento embalado e a rápida multiplicação das colonias de bactérias em função da TEMPERATURA ambiente. Contaminações nestes alimentos ou embalagens torna-se fatal para quem produz e quem consome, gerando perdas em todos os campos, principalmente quando os fatos levam consumidores para hospitais ou ainda pior.
A maioria dos agentes contaminantes se desenvolvem com mais rapidez em uma determinada faixa de temperatura ambiente ( leiam os posts de 19 a 25 de fevereiro de 2009 - coluna ao lado ), por este fato torna-se mais arriscado o transporte a quente. Com a utilização de técncias corretas, observação dos procedimentos corretos, materiais e pessoal conscientemente treinado, anulamos os riscos existentes.
Com relação as "Quentinhas" é primordial que se observe a qualidade do material, tanto corpo quanto tampa, a qualidade da máquina de selagem da embalagem e o manuseio da mesma em todos os momentos do processo.
Tenho visto muitas empresas que procuram redução de custos e não observam a questão do risco a que se expõe, utilizando materiais de qualidade duvidosa. Quem compra, algumas vezes não é quem acompanha o processo de produção, embalagem e transporte e portanto não chega a saber dos riscos aos quais está levando a empresa a correr. Este intercâmbio é importantíssimo em nosso segmento.
Portanto, QUALIDADE de materiais, máquinas de embalar, processos, pessoal e transporte, são fundamentais para um transporte a quente, sem riscos. Os NUTRICIONISTAS e ENG°. de ALIMENTOS, cosolidarão a excelência no processo como um todo. Cozinha profissional, hoje, tem que contar com a presença destes profissionais.
Amanhã tem mais.

Um comentário:

  1. boa noite,estas informações foram muito importante,muitas pessoas trabalham com alimentos cozidos e embalado e nao dao qualquer importançia para estas informaçoes eu fico grato,pois sempre busco informaçao para o futuro.

    ResponderExcluir