quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cozinha - Embalar a vácuo.

Olá amigos, bom dia.

Esta semana abordo o tema das embalagens para alimentos, com visão voltada para o trabalho em cozinhas profissionais.
Já disponíveis no mercado há alguns anos, as embaladoras a vácuo vem se modernizando técnica e tecnologicamente e encontramos máquinas disponíveis para qualquer tamanho de produção ou produto a ser acondicionado. Vejam fotos acima.
Poucas cozinhas ainda, usam esta ferramenta que traz enormes resultados quanto a melhora dos controles de estoques, compras, disponibilização de produtos para uso imediato e alongamento da vida útil controlada de alimentos processados e in-natura.

O uso das embaladoras a vácuo aliado ao uso de embalagens apropriadas para este fim, trazem um ganho de rentabilidade e produtividade imediato, no cotidiano das cozinhas.
É importante o uso de embalagens adequadas para este fim - embalar a vácuo - pois já presenciei cozinhas que haviam adquirido embaladoras a vácuo e utilizavam sacos plasticos comuns, uma vez inclusive, estes encontrados em bobinas. Resultado: Em poucas horas a embalagem havia perdido o vácuo e, o que se precisava obter como resultado que era maior vida util do produto embalado, estava perdido, além do tempo, mão de obra aplicado ao processo e a qualidade final.
Hoje dispomos de equipamentos de qualidade, com preços acessíveis a qualquer cozinha. Além de contarmos também, com diversos fabricantes que produzem embalagens desenvolvidas específicamente para esta finalidade; há fabricantes de embalagens que disponibilizam inúmeros tipos, fazendo inclusive personalizados para sua necessidade.
O uso desta técnica - embalar a vácuo - proporciona resultados excelentes na questão do gerenciamento de estoque e distribuição de alimentos, organização e garantia da segurança alimentar do que embalamos agora, para uso futuro.
As embaladoras são de fácil manuseio e também necessitam manutenção descomplicada, fazendo com que funcionários com um treinamento rápido e bem feito, atuem obtendo um ótimo resultado nas tarefas a cumprir.
Ressalto que esta, é uma técnica que quando introduzida em sua cozinha, gera de imediato mudanças no gerenciamento da compra, estocagem, produção e distribuição de seus pratos/produtos. A rentabilidade obtida cobre os custos do investimento com larga margem e em um curto espaço de tempo.
Amanhã tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário