segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cozinhas, embalagens, técnicas, gestão e estratégia.

Bom dia amigos!
Após mais um feriadão, estamos de volta a cozinha. Nos últimos dias apenas degustamos as delícias que nós "da cozinha" fazemos com tanta competência para nossos clientes. Como está friozinho, foram massas, fondues, sopas e etc... Tudo muito bem preparado, independente da hora da noite, temperatura ambiente ou dia da semana. Para profissionais da cozinha todo dia é dia e feriadão é dia de cliente com expectativa sempre em alta, curiosidade sobre os pratos e dinheiro no bolso.
Voltando ao tema embalagens com atmosfera modificada, hoje trago o seguinte:
Após estudos e pesquisas nas universidades e empresas voltadas para este tema, podemos ver que os gases mais utilizados na formação desta NOVA ATMOSFERA que preencherá nosso invólucro protetor de alimentos são:
N2(nitrogênio),
O2(oxigênio)
CO2(dióxido de carbono).
Como eles participam desta nova atmosfera e em que proporções, técnicos especialistas nesta área são os profissionais com os quais podemos contar, para estudar e formular a atmosfera mais indicada para o que iremos embalar.
Cada tipo de alimento tem sua composição física e química, sua personalidade e em função desta o técnico irá definir que gás ou gases irão melhor formar a atmosfera que permitirá maior vida a este produto embalado, máxima segurança alimentar e qualidade.
Conversando com especialistas na área, sabemos que ha os alimentos que respiram, mesmo após colhidos e processados e os que não respiram. Em função disto, do que estes alimentos precisam para continuarem em ótimo estado é definida a composição dos gases que serão injetados na embalagem, fazendo com que então possamos manter aquele produto embalado por mais dias do que os que resistiria normalmente em contato com nosso AR. Como citado nos posts anteriores, nosso AR e sua composição são determinantes no fato do tempo de vida de alimentos envoltos em nossa atmosfera.
Gases como o N2(nitrogênio), O2(oxigênio) e o CO2(dióxido de carbono), formarão as novas e especiais ATMOSFERAS que proporcionarão longevidade com qualidade ao que precisamos embalar para futuro uso ou comercialização.
Quem pode nos auxiliar na definição desta tarefa são os NUTRICIONISTAS, ENGENHEIROS DE ALIMENTOS e TÉCNICOS em embalar com atmosfera modificada. Portanto estes profissionais são fundamentais para que investindo na máquinas e gases possamos ter a máxima rentabilidade e produtividade aliadas a segurança alimentar e longevidade de nossos pratos ou produtos embalados.
Todo o processo da instalação e preparação de ambiente para embalar com o uso da técnica da ATMOSFERA MODIFICADA não custa muito, é acessível a maioria das cozinhas profissionais e dispondo de profissionais como os citados acima para nos acompanhar e formular a maneira correta de operar, obtemos com a instalação e gestão do processo resultados magníficos em gerenciamento, produtividade, qualidade e rentabilidade.
Trabalhar com a assessoria de profissionais e técnicos não é mais luxo. É inteligência em gestão e estratégia.
Até amanhã e boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário