quarta-feira, 15 de abril de 2009

Cozinha de restaurante x Crise Economica Mundial = ?


Nos últimos dias tenho abordado o tema "Investimento". Seja com recursos próprios ou através de financiamentos é sempre o que nos traz medo e ao pensarmos em "Tenho que investir" dá frio na barriga ao chegamos a conclusão que não há outra saída. Quando se chega a esse ponto é porque muitos sinais já são nossos amigos íntimos ou seja, já aparecem cotidianamente e gritam conosco até na hora de dormir. Quase todos os empresários de bares e restaurantes, comerciais ou industriais, ainda hoje sentem os sintomas descritos acima quando reconhecem que a saída é mudar, para continuar trabalhando ou parar, seja por, estarem engolidos pela concorrência ou por seu próprio sistema de trabalho implantado, que demonstra claramente que não traz lucros e compromete o futuro empresarial.
Existem empresários que nunca trabalharam no ramo de alimentação e se mostram administradores deste tipo de negócio, competentíssimos. Outros que já nasceram dentro de restaurantes ou que trabalham no segmento ha anos convivem com problemas de produtividade e lucratividade crônicos. Atualmente produzir alimentos nos obriga a ser melhores administradores, chefs, nutricionistas, cozinheiros e garçons a cada hora, pois em nosso quarteirão pipocam novos restaurantes ou bares a cada dia, dividindo o mercado, pulverizando os preços, oferecendo novidades.
Todos estes elementos nos dirigem a uma situação que é a de ser hoje mais competente que ontem, mais profissional a cada hora, mais inteligente a cada minuto. Para ter um restaurante ou bar não basta querer, mas viver atualizado com os acontecimentos do mercado, com as técnicas de produção, com as tecnologias disponivies para o segmento, com as informações teóricas ( sim isto já existe ha muito tempo ) sobre o seu ramo de atividade. Olhar e entender o que virá a frente. Lidar com esta massa de responsabilidades e conhecimentos não é tarefa fácil para uma só pessoa. Então temos que passar a delegar responsabilidades e administrar áreas de conhecimento específico, contratando bons contadores, técnicos e consultores especializados. A princípio parece que tudo sairá muito caro, mas verificando seus custos atuais verá que, o que passará a ganhar com as determinações destes profissionais para seu negócio e o novo formato de funcionamento, incluindo os INVESTIMENTOS feitos, transformará todo o processo e "caro" é produzir gastando o que se gasta atualmente.
Uma boa consultoria transforma as perdas em materiais, matérias primas, produtos, água, energia e mão de obra, que na média ficam na casa de 25% de tudo o que um restaurante fatura mensalmente em dinheiro em caixa. Melhor, impossível...
Você já calculou quanto significa em reais 25% do seu faturamento bruto?

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog!!!Muito importante para nós profissionais do ramo de Gastronomia e Hotelaria.Abs,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Paulo Oliva! Vindo de você este comentário, fico muito contente. Continue suas visitas ao blog.
    Um abraço, Marcio.

    ResponderExcluir