segunda-feira, 6 de abril de 2009

Cozinha profissional x produtividade = lucros


Bom dia amigos! Semana passada estive em um cliente que solicitara consultoria que apontasse soluções para gargalos em produtividdade, produção de alimentos, diminuição de perdas de matérias primas e custos em geral. Eu já sabia que o local onde este cliente está instalado não tinha internet disponível, mas não sabia que também não teria sinal de celular e outras coisinhas mais...
Mas é muito bom estarmos no "mundo real", que ainda se faz presente na maioria das localidades de nosso país, uma vez ou outra. Mesmo empresas como a que visitei, podem e devem funcionar perfeitamente, apesar de desplugadas da massa de serviços tecnológicos disponíveis nas grandes cidades.
Lá entendi claramente o "por que" me consultaram. Estão "desplugados", mas não alienados quanto ao desejo e necessidade de se tornarem a cada dia, mais produtivos e competitivos junto ao mercado. Me chamaram justamente para que as tecnologias disponíveis no mercado voltadas a cozinhas profissionais, fossem não só apresentadas a todos ali envolvidos, mas detalhadas nas suas finalidades, postas em prática em seu cotidiano profissional e assim torná-los e mante-los fortes em seu segmento, que é o de hotel fazenda. Neste trabalho ficou mais uma vez claro para mim, que investir em tecnologia é o grande medo dos empresários do setor. Não pela tecnologia em sí, mas pelo que terão de desembolsar para que estejam mais fortes e competitivos no mercado. Este foi um dos temas mais discutidos nos três dias neste cliente e só ao final, após apresentações de exemplos de casos em outros clientes, modelos práticos, teóricos e matemáticos, ficaram seguros da decisão a ser tomada, tranquilos quanto a investir em tecnologia e seus desdobramentos. Sobre isto falarei esta semana, incluindo a peça chave que é o DINHEIRO! Como fazer, como conseguir financiamento e porque o financiamento pode ser melhor que se descapitalizar para investir em algo necessário agora, mas que trará resultados ao longo dos próximos 10 anos será o que abordaremos a seguir. Um abraço e até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário