terça-feira, 28 de abril de 2009

Cozinha+Cook Chill = Quem quer ser um milionário?


Esta semana estamos "vendo o filme" Cook Chill. Assim como no filme "Quem quer ser um milionário", a maioria dos que atuam em restaurantes e cozinhas já "viram vários filmes" sobre perdas de produtos prontos, sobras que são uma dor de cabeça, falta inesperada de um determinado prato ou produto e, tudo isto levando a perda de clientes, que é igual a perda de espaço no mercado, que é igual a perda de faturamento.
No filme "Quem quer ser um milionário" observei que, todas as respostas que levaram o protagonista ao sucesso foram dadas por sua experiência de vida, aliadas a alguma perspicácia. Transformar erros e dores de cabeça em respostas de sucesso, só depende de nós. Transformar nossas cozinhas e restaurantes em funcionais, lucrativos e rentáveis, também! Por isto estou relacionando Cinema e Cozinha; Cook Chill e sucesso.
Para o preparo de produtos com o fim de logo após resfriá-los , temos que avaliar o ponto de cozimento ideal destes, porque, no sistema "Cook Chill" estes produtos serão resfriados, embalados e armazenados em ambiente adequado - veja post anterior - para que dias depois o utilizemos para servir. Neste momento, em que reaquecemos estes produtos para servir, eles passam por mais temperatura e se tiverem sido cozidos no que achamos que é o ponto ideal de textura e apresentação, ao reaquecerem, passarão do ponto. Perderão qualidade, aparência e sabor, consequentemente.
Esta fase, que é a de recuperação deste produto pronto e resfriado dias atrás ao ponto de servir à mesa é chamada de regeneração. Melhor que a regeneração é a finalização. São processos diferentes, que a grosso modo parecem iguais, mas entre um e outro existe muita técnica e tecnologia embarcada.
Amanhã falamos sobre isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário