sexta-feira, 17 de abril de 2009

Restaurantes, cozinhas e tecnologias... inclusive da informação.





Construir ou reformar um restaurante, comercial, industrial ou catering nos dias de hoje já se tornou tarefa não muito difícil, como no passado era. Para reunirmos uma gama de informações, fornecedores, materiais, técnicos, arquitetos e etc...não precisamos mais gastar sola de sapato como antigamente.
Na atualidade com um click chegamos a listas de produtos e serviços dos mais variados, com rapidez e facilidade. Basta saber procurar, basta querer e em alguns casos “poder” acessar a WEB.
O mais interessante é que ainda hoje me deparo com vários empreendedores e técnicos que estão reformando ou construindo e adquirem produtos tidos como “o que há de melhor “ e ao me apresentarem tais ferramentas, me deixam sem saber o que fazer. Acabaram de pagar por algo que foi criado – desenvolvido - a 20, 30, 50 anos atrás. Claro que estão construídos com materiais novos e algumas vezes (poucas) com um novo desenho, mais moderninho, mas a tecnologia embarcada já não soluciona, é até a geradora dos problemas que enfrentarão no cotidiano de produção de alimentos. O que vejo todo dia em 95% dos restaurantes e cozinhas.
Temos atualmente no Brasil fabricantes e distribuidores da mais moderna tecnologia desenvolvida no mundo, para a cozinha profissional. Cozer, fritar sem gordura, assar, grelhar, reaquecer ou “finalizar”, resfriar, congelar, processar, embalar, lavar, esterilizar, tudo pode ser realizado por equipamentos que trabalham com uma perfeição fantástica e são desenvolvidos – pensados – para que a cada dia possamos produzir mais, com menos gastos de energia, água, mão de obra, matérias primas e espaço!!!
Mesmo com as facilidades atuais de pesquisa, não estamos acompanhando a evolução mundial do segmento. Talvez por este motivo os restaurantes tenham que ter os preços que tem, que poderiam ser menores e ainda assim gerar lucro maior que o obtido atualmente.
Como fazer? Consultando profissionais que estão constantemente atualizados, que vivem cotidianamente “no segmento” e “do segmento” e tudo começa por um bom Arquiteto ou projetista de cozinha e um bom consultor de equipamentos e técnicas de cozinha.
A partir da próxima segunda-feira, postarei mais uma entrevista com um especialista no assunto, o Arquiteto Lima Sales.
Até segunda e um ótimo fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário