segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Segurança e higiene - Reutilização de sobras em restaurantes e cozinhas.

Bom dia amigos leitores.

Devido ao ritmo de trabalho semana passada pude fazer apenas duas postagens, mas o que comento hoje é de ótimo tamanho para iniciarmos esta.

Tenho postado sobre os cuidados que devem ser tomados com relação as ações e processos que ocorrem em cozinhas e restaurantes, para que se evite a disseminação do H1N1. Um fato que a meu ver tem muita importância é a questão da reutilização de sobras de alimentos, principalmente prontos. Aqueles que já estiveram expostos aos clientes e voltaram para a cozinha. Ao lerem os posts de julho e o de 06.08.2009, verão que comento sobre a questão do contato direto entre clientes e alimentos expostos para utilização, seus riscos e uma solução para minimiza-los.
Agora o assunto é o que é devolvido a cozinha. Naturalmente em ambientes como os de auto-serviço, onde os clientes circulam e mantém contato com todos os pratos exibidos, louças e talheres em momentos como o que passamos, os riscos de contaminação são enormes pois o que tenho visto é que geralmente produtos prontos são dispostos em grande quantidade nos locais de auto-serviço e lá ficam por um período bastante longo, tornando o risco de contaminação maior a cada minuto que passa.
Uma solução para eliminarmos este risco é a de maior frequencia nas reposições e reposições em pequenas quantidades, mesmo se optamos por um funcionário servindo aos clientes - post de 06.08.2009 - e maior proteção do que é exibido aos mesmos. Com o uso deste artifício minimizamos os riscos e de quebra teremos menos sobras inutilizáveis, mas para obtermos completo sucesso neste processo o ideal é que ponha em prática o uso do COOK CHILL.
Sobre esta técnica já publiquei diversos posts. Vejam nos meses anteriores. Mas esta semana volto a falar sobre o COOK CHILL, uma ferramenta poderosa para eliminar custos e contaminações.
Uma ótima semana a todos e até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário