segunda-feira, 31 de agosto de 2009

NUTRICIONISTA - Você conta com um ?

Hoje se comemora o dia do nutricionista
31 de Agosto de 2009


Olá amigos leitores, boa noite.

Quando o assunto é comer bem, ninguém melhor que o nutricionista pra nos dar aquela ajudinha.

A nutrição é uma ciência sabia?
É e ela existe pra melhorar a qualidade de vida da gente e fazer a gente viver mais e melhor. E é o profissional da nutrição que planeja programas de alimentação, cuida dos cardápios, da produção de alimentos em indústrias, restaurantes e acompanha muitos atletas auxiliando-os em suas dietas.

Nossa como eles fazem coisas legais!
Merecem um monte de HIP! HIP! HURRA!
Que tal tomar um suco de laranja bem gostoso cheio de vitamina C pra comemorar esse dia?

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e os aplica às necessidades nutricionais do homem. E seu profissional é o nutricionista, responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos e cozinhas de indústrias e restaurantes, além de acompanhar o regime alimentar de atletas.

O Dia do Nutricionista é comemorado nessa data, em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN. Desde essa data que o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas – CFN/CRN comemora o Dia do Nutricionista com diversas atividades nos Estados. (Texto: CFN - 2005)

O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida.

O profissional de Nutrição é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, bem como acompanhar o regime alimentar de atletas.

O nutricionista pode atuar em diversas áreas e setores. No setor administrativo de uma empresa, indústria, hospital, hotel ou escola, o profissional gerencia a produção de alimentos. Na área de catering, pode elaborar cardápios para companhias aéreas e emissoras de televisão.

Se optar por nutrição clínica, o profissional avalia o estado nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios e hospitais e prescreve dietas de acordo com a enfermidade constatada.

No setor de marketing, o profissional pode desenvolver receitas e novos produtos alimentícios, promover degustações e organizar cozinhas experimentais. Na área de saúde pública, atua no planejamento de programas de merenda escolar e alimentação, em creches e postos de saúde.

Se optar por nutrição esportiva, o nutricionista pode trabalhar em clubes, academias, confederações ou por conta própria. Nesse caso, o profissional planeja cardápios e dietas adequadas às atividades físicas desempenhadas pelos atletas.

Esta matéria foi publicada HOJE, pela Adjori/SC : http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/noticias/index.phtml?id_conteudo=214696&id_secao=18

Nutricionistas, fundamentais em uma cozinha que busque a qualidade.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário