quinta-feira, 23 de julho de 2009

H1N1: Segurança e controle em cozinhas e restaurantes.

Young girl in Red Cross uniformImage by Powerhouse Museum Collection via Flickr

Bom dia a todos.

Esta semana comento sobre as atitudes e cuidados que devemos ter em relação ao H1N1. Todos nós que trabalhamos com produção, distribuição e serviços relacionados a alimentação podemos contribuir de forma eficaz e decisiva, quanto aos controles higiênicos que evitam a disseminação do vírus.
São procedimentos simples que farão muita diferença, como a constante higienização das mãos, uso de uniformes e acessórios de trabalho sempre limpos ( evitar circular em áreas públicas com os mesmos ) e observação das pessoas que nos entregam produtos e prestadores de serviços, para ver se as mesmas também estão atentas a estes métodos de controle higiênico sanitário.
Restaurantes com auto serviço, onde os clientes circulam pelas gondolas ou rampas que contem alimentos, podem estudar a troca temporária do auto serviço pelo atendimento realizado por funcionarios treinados para este fim. Com isto diminui-se a aproximação de pessoas vindas de um ambiente aberto e com muitos meios de contato físico, com os pratos dispostos nestas gôndolas para seu próprio consumo. Sempre nesta aproximação do cliente ao local de auto serviço há o risco de troca de agentes contaminantes presentes na roupa, mãos, objetos portados, corpo (cabelos e barbas) e a própria fala e respiração.
Com a opção de um funcionário para o atendimento ao cliente diminuiremos fortemente os riscos desta contaminação cruzada.
Isto poderá em alguns casos onerar os custos do estabelecimento, mas também pode se tornar instrumento de marketing onde este estabelecimento se destacará pela atitude responsável de cuidar melhor da saúde de todos.
Em tempos como este, todo cuidado é pouco e todo controle pode fazer a diferença entre continuarmos com muitos clientes e até aumentarmos nossa média diária, ou virmos a ter queda de frequencia.
Cuidados com o cliente fazem parte da nossa "vitrine" e eles estão atentos.

Bom dia a todos e até a próxima.
Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Postar um comentário