segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres e cozinhas...

Olá amigos, bom dia!

Hoje comemoramos o dia internacional da mulher e a elas, que nos alimentam desde as primeiras horas de vida até seu último dia, toda a honra e respeito do mundo. 
Mulheres e cozinhas tem uma ligação histórica, antropológica, profissional e artística nos dias de hoje.
Apesar da presença masculina ser dominante no mundo da cozinha profissional, observamos também a figura de mulheres que se destacam por sua competência, profissionalismo, idealismo e liderança.
Empresárias da área de alimentação, Nutricionistas, Chefs, Cozinheiras, Assistentes, Auxiliares, Engenheiras de alimentos. Estão presente em todas as áreas e sempre com aquela firmeza característica, mas sem perderem a ternura, jamais.
Como o mês de março nos presenteia com duas datas comemorativas de grande importância, lembramos a outra, que ocorrerá no próximo dia 22. Dia mundial da água !
O que estamos fazendo em nosso trabalho para preservar este elemento da natureza sem o qual não sobreviveremos? Mulheres e homens, temos que agir com muito mais consciência quando tratamos  do uso da água em nossas cozinhas e isto passa por inserção de tecnologia nas  mesas. Não podemos mais continuar lavando louças, talheres, acessórios, bandejas, e até panelas, manualmente, pois esta prática além de levar ao consumo desmedido da água, leva também ao consumo descontrolado de detergentes e afins, conduzindo a prática da higienização a um caminho sem volta para o gasto excessivo e descontrolado de dinheiro e recursos naturais.
Seu lucro indo para o ralo, literalmente.

Quando comento sobre inserção de tecnologia no ambiente da cozinha, não me refiro apenas a maquinas de lavar, mas também a equipamentos para cocção, resfriamento, embalar e outros.

Quando produzimos todos os alimentos em fogões, temos um enorme numero de panelas e consequente volume de limpeza das mesmas. Tudo realizado manualmente, utilizando muita mão de obra e gastando muito tempo.
Ao inserirmos fornos combinados ou inteligentes na produção, reduzimos em até 80% o uso de panelas e panelões e passamos a usar GNs, que são mais fáceis de higienizar e podem ser limpas em máquinas que realizam a tarefa também em outras peças menores. Ocorre  a redução do uso de água nos cozimentos, pois estes equipamentos - fornos combinados e inteligentes - cozinham no vapor, utilizando muito menos água que uma caldeira, por exemplo ou uma grande panela.
Então, março é o mês que nos leva a observar melhor a beleza e competência das mulheres, sem esquecer da ação voltada cotidianamente para a redução do uso da água.
Um beijo as mulheres e a torcida para que não percam a ternura, jamais.  


Foto -
www.rational-online.com/BR_pt/



Nenhum comentário:

Postar um comentário