domingo, 28 de fevereiro de 2010

Hotéis,Restaurantes, cozinhas e a Copa das Confederações em 2013

Olá amigos leitores.  Quando comento sobre a necessidade de nos prepararmos para um futuro de grande movimento turístico no Brasil e em especial no Rio de Janeiro, tenho certeza pela experiência profissional adquirida nas visitas diárias a clientes e observação do mercado,  que,  parte dos empresários do setores do título deste post acham que ainda é cedo para pensar neste assunto.
O setor hoteleiro tem sido o que mais cedo demonstrou  preocupação em planejar e estruturar-se para este grande momento que viveremos durante estes próximos 7 anos. Muitos hotéis e pousadas já se movimentam e iniciam suas consultas a profissionais da área de consultoria e projetos em cozinhas profissionais.  Outro setor que já sinaliza acordar para o fato é o das cozinhas industriais, também envolvidas na onda de grandes demandas oriundas das obras de infraestrutura que já começaram e representam milhares de refeições ao dia  para os trabalhadores envolvidos. Alguém tem que cozinhar para todos estes consumidores.
Os restaurantes ainda esperam a onda chegar mais perto, não parecem dispostos a “remada para entrar na onda”, mas apenas o momento do “drop”. Aí mora o perigo, pois obra em cima da hora nunca fica boa e perdemos tempo, dinheiro e clientela.
Observo que a maioria dos profissionais e empresários do setor apenas comentam sobre a Copa do Mundo e Olimpíadas, sem tocar ou lembrar que em 2013 teremos a Copa das Confederações, que é uma prévia, um ensaio, um teste de funcionamento para o momento da Copa do Mundo de Futebol.
A seguir coloco parte de uma matéria encontrada no site pt.wikipedia.org/wiki/Copa_das_Confederações :
Isto vale também para o Brasil, anfitrião tanto da Copa das Confederações de 2013 quanto da Copa do Mundo de 2014 e assim por diante.
As Seleções Nacionais classificadas necessitam ser:
§  Campeão da Eurocopa (UEFA)
§  Campeão da Copa das Nações da África (CAF)
§  Campeão da Copa da Ásia (AFC)
§  Campeão da Copa das Nações da Oceania (OFC)
§  Campeão da Copa Ouro da CONCACAF (CONCACAF)
§  Campeão da Copa América (CONMEBOL)
§  Campeão da Copa do Mundo anterior (FIFA)
§  País anfitrião.”
Vejam quem receberemos em 2013, na lista dos participantes acima. Pessoas de diversas partes do planeta, que estarão por aqui para se divertir e conhecer nossa cultura e estrutura. Se não forem bem atendidos não voltarão e dirão isto a meio mundo.
Então, mãos a obra que a hora é agora. Estruturar hoje, para colher os frutos amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário