domingo, 8 de fevereiro de 2009

A cozinha.


Olá a todos que de alguma forma estão na cozinha; empresários, gestores, operadores ou mesmo na sua cozinha de casa. Afinal alguém tem que preparar a comida que todos sempre esperam...

Tenho o propósito de tornar esta "Praça" acessível a todos para troca de informações e soluções que podem fazer com que tenhamos uma cozinha mais rentável, mais agradável, confortavel e com mais qualidade no que é produzido, proporcionando menos perdas, consequentemente uma maior redução de custos.

O preparo de alimentos vem do início da humanidade e convenhamos, durante todo este tempo aconteceram algumas mudanças nos “produtos”, “utensílios” e “equipamentos”. Sempre procuramos alcançar um objetivo, que é fazer melhor, mais rápido e mais saboroso. Fazer com que o que foi produzido, tenha uma vida útil mais longa, o que nos leva a ter que procurar "caçar" (no passado) e comprar (no presente e futuro), menos vezes.

Mas temos que lembrar que, se no passado remoto tínhamos que "ir a caça", hoje e no futuro temos e teremos que ter RECURSOS para cobrir as necessidades com matérias primas, energia, água e mão de obra. Termos uma cozinha que produza melhor gastando menos dinheiro e menos recursos naturais é o objetivo. Mas para alcançarmos este objetivo temos que mudar; nos atualizar. A forma de trabalhar, estudar, pesquisar, por em uso novas técnicas e tecnologias, nos proporcionarão a tal RENTABILIDADE, que está atrelada a diminuição ou mesmo extinção do desperdício de matérias primas e insumos.

Conhecimento. Esta é a chave que nos abrirá as portas da eficiência, principalmente em um momento como o de agora, pois o planeta atravessa uma grave situação econômica e financeira, os recursos naturais tem que ser preservados e é AGORA que o conhecimento fará a diferença, pois a expectativa é por aumento de custos acompanhado por redução de demanda.

Como começamos uma nova cozinha?

Como atuamos e atuaremos em nossa cozinha?

Uma dica vai na matéria escrita por um estudioso ha anos, do assunto e da relação Cozinha/ Tecnologia/ Produtividade/ Qualidade. Vejam no Post, acima.

Sejam todos bem vindos a este espaço que pretende servir de tábua para cortarmos e picarmos nossas dúvidas e dividir com todos nossas certezas.

Aos que se dispuserem a enviar fotos de situações de cozinha, que retratem o tema dentro da ética (sem identificar local e pessoas) ou quando a identificação vier acompanhada de autorização ampla para a publicação, agradeço.

Até a próxima.





Um comentário:

  1. Gostei muito desse blog! Espero que traga boas discussões e tire nossas dúvidas sobre produção e equipamentos... Boa iniciativa!
    Jussara

    ResponderExcluir