quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sua cozinha é segura? (1)



O aço inox e a segurança alimentar
A aplicação do aço inoxidável nos projetos de cozinhas, profissionais ou domésticas, é um instrumento de garantia para a qualidade na manipulação dos alimentos nelas produzidos por conferirem maior segurança quando em contato com o alimento, não transmitindo substâncias tóxicas, odores ou gosto, além de resistir a corrosão, limpeza freqüente e desinfecção. A superfície lisa do aço inoxidável impede a penetração de sujidades e microorganismos causadores de um grande número de doenças adquiridas por ingestão de alimentos contaminados durante o processo de produção e distribuição.
Além de permitir soluções inovadoras e criativas, o inox, no caso das cozinhas profissionais, atende às exigências das legislações atuais, nacionais e internacionais.
Breve História do aço inox
Foi por acaso que, em 1912, o inglês Harry Brearley (1871-1948), descobriu o aço inoxidável ao investigar, a pedido dos fabricantes de armas, uma liga metálica que apresentasse uma resistência maior ao desgaste que ocorria no interior dos canos das armas de fogo como resultado do calor liberado pelos gases.
A aplicação imediata de sua descoberta foi para a fabricação de talheres, que, até então, eram fabricados a partir de aço carbono e se corroíam com facilidade devido aos ácidos presentes nos alimentos.
Principais Atributos do Aço Inox
· Resistência à corrosão
· Resistência mecânica superior aos aços baixo carbono
· Facilidade de limpeza / baixa rugosidade superficial
· Aparência higiênica
· Material inerte: não modifica cor, sabor ou aroma dos alimentos
· Facilidade de conformação
· Facilidade de soldagem / união
· Mantém suas propriedades numa faixa muito ampla de temperatura, inclusive muito baixas (criogênicas)
· Acabamentos superficiais variados
· Forte apelo visual (modernidade, leveza e prestígio)
· Relação custo/benefício favorável
· Baixo custo de manutenção
· Material 100% reciclável
Matéria publicada no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário