sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cozinha profissional

Evolução tecnológica com economia
Desde a descoberta do fogo, o homem utilizou recursos naturais sem se preocupar com a escassez. Primeiro foi o carvão vegetal, passando pelo vapor após a revolução industrial do século XIX e chegando aos dias de hoje com a energia elétrica, vapor e gás.
Fontes como o ar, água, campos magnéticos, radiação, emissões de onda ou contato direto com metal ou vidro... são opções de fonte de calor e materiais para cozinhar nos dias de hoje. E para as numerosas técnicas utilizadas no preparo de alimentos há diversos tipos de maquinas à disposição! De hoje em diante, a tendência é a utilização de equipamentos multifuncionais e compactos.
O perfil das operações da indústria de alimentos mudou drasticamente nos últimos trinta anos, e a evolução dos equipamentos de cozinha tem muito a ver com isto. Na Europa, as cozinhas utilizam fornos combinados há mais de 25 anos. Com estes equipamentos, conseguiram reduzir suas dimensões em 25%, movimento que se firma como tendência – no passado os projetos destinavam 50% de espaço para atendimento e 50% para cozinha, hoje a média é de 75% para o salão e 25% para cozinhas.
Aumentar a produção e reduzir espaço na cozinha cada vez mais é uma meta possível. Veja o caso Self Cooking Center (SCC), equipamento que sozinho substitui a salamandra elétrica, os fornos tradicionais e de convecção, as fritadeiras e frigideiras basculantes. Isto pode representar 80% do consumo de energia elétrica, na medida em que possibilita tempos de aquecimento reduzidos e uma menor perda de calor.
Outra grande vantagem: A redução de água nesses novos processos é estimada em 40%. O controle da umidade nos alimentos, permitido por equipamentos como o SCC, pode significar 25% menos de desperdício em carnes, e 25% a mais no peso de legumes.
Já com as modernas máquinas de lavar, a economia de água é comprovada em mais de 50%, com a redução de detergente e a certeza da eliminação de bactérias. O rendimento nas novas placas de indução é imediato, com redução no consumo de energia, além de não emitir gases de combustão no meio ambiente, os tempos de preparação e calor na cozinha são reduzidos e facilidade na limpeza é sentida consideravelmente.
Com esses avanços tecnológicos é possível produzir alimentos mais baratos, mais seguros, além de proporcionar mais conforto e melhores condições ao cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário