sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O dia em que... Minha cozinha parou !

Bom dia caros visitantes do BLOG!


Pena que no dia em que eu fui lá, tinha fechado...

Esta semana que está terminando foi bem movimentada. Estive em clientes pelo sul das Minas Gerais e os contatos e visitas contribuíram para minha visão "Raio X" ficar mais aguçada.
Em  Minas  tudo é tradição, tem aquele jeito  "mineuru"  de ser e no trabalho isto se reflete fortemente, principalmente na Cozinha Mineira

Há! Que maravilha a cozinha mineira! As receitas de doces e salgados, os temperos, os torresminhos, os pães de queijo...

Como disse no início, tenho uma visão "Raio X" para cozinhas profissionais e neste caso, mesmo respeitando e obedecendo a toda tradição existente, não consigo deixar de VER  processos que, se modificados trariam resultados técnicos, práticos, comerciais e financeiros muito melhores. 
Atenção! Sem desrespeitar as regras tradicionais...

Isto me levou a lembrar o caso de um cliente (uma das maiores empresas nacionais) que em 2008, após várias visitas, trocas de informações e sugestões sobre os equipamentos que deveriam ser substituídos, processos e resultados, um dia me liga o gerente de produção da cozinha, com aquele tom de voz desesperado, às 10:00h da manhã  perguntando se eu teria como ajudá-los, dizendo que estavam tentando desde as 07:00h pôr algumas máquinas para funcionar e não entendia porque os técnicos não conseguiam. Os fogões não funcionavam bem, os dois fornos combinados haviam parado ( um pegou fogo ) e às 11:30h começava o almoço.  
Até que eu ainda teria alguma coisa amena a lhe dizer, se ele não tivesse que atender a 2.000 pessoas.
O final do filme?

Compraram parte do almoço, fora. Saiu bem caro, eu soube depois.
"Um dia a casa cai";  diz um ditado popular.  E nos deixa sentados; a ver um jardim sem flores.

Este é o retrato do que ocorre em centenas de "cozinhas profissionais",  Brasil a fora, cotidianamente.
Cozinhas exigem PLANEJAMENTO:
Arquitetônico
Em equipamentos
Da Equipe técnica (Nutricionistas,Chefs )
Da equipe executiva ( Cozinheiros e auxiliares )
Da equipe de apoio
De Cardápio...
Sem planejar, mesmo em uma cozinha que já funcione, os resultados ficam a mercê da sorte.
Por falar nisso, como vai a sua? 
Sua Cozinha;
Sua  sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário