sábado, 8 de maio de 2010

Cozinhas e "Choque de Ordem"

Olá amigos leitores, bom dia!

Aqui no Rio, o termo “Choque de ordem” já se tornou refrão popular devido as atuações das secretarias da prefeitura local.  O Rio infelizmente, como muitas cidades grandes, há muito ficou refém da desordem urbana, um dos males da sociedade contemporânea. Certo? Não, errado.
Ao visitar um cliente nesta semana, aliei a situação de sua cozinha à situação do Rio comentada acima. Ficou notória a falta de um comando em sua cozinha. O próprio cliente me relatou a dificuldade em conseguir fixar nutricionistas no posto, em função da pressão que a turma da cozinha exerce com seu comportamento subversivo e desta forma, todas  as nutricionistas contratadas não param no cargo por mais que uns três ou quatro meses. Subvertendo a ordem eles vão dominando a situação e assim asfixiando a sua galinha dos ovos de ouro, ou seja, a empresa que os mantém regularmente empregados.
Um analista identificaria de imediato os motivos da questão e do comportamento da turma, pois Freud ou Jung já ajudaram com estudos neste sentido.
Unidos em sua desordem, conseguem assim permanecer trabalhando ou melhor, empregados, que é o objetivo principal.  Ninguém parece imbuído com relação a questões como  uso de técnicas de trabalho, qualidade,  produtividade e rentabilidade no processo de produção de alimentos, pois agem isoladamente, cada um a seu modo usando seus métodos, sem aplicação de técnicas específicas e todos formando uma grande muralha. Esta os protege da demissão e assim a empresa como um todo fica refém da turma da cozinha e vem perdendo mercado.  Custos elevados, qualidade dos produtos em queda livre e perda de clientes formam o quadro.
A resolução passa por treinamentos técnicos, motivacionais e de formação, com a finalidade de trazer os “colaboradores”bacana este termo – a se tornarem realmente colaboradores e não subversivos.Choque de ordem neles !
Meu trabalho neste cliente apenas começou, mas com seu desenrolar iremos comentando as etapas – capítulos - e pretendo que o final seja o de filmes e novelas, onde todos viverão unidos e felizes para sempre...  Mesmo que alguns  personagem venham a sofrer sanções. Afinal os vilões sempre correm este risco e tem consciência disto.
Não vivo no Rio, nem meu mundinho é o  Leblon, mas bem que estou acreditando neste roteiro de novela que não é  ficção, mas a pura realidade encontrada em muitas cozinhas pelo mundo afora.
Agora, se você quer postar seu depoimento sobre o “tema”, sinta-se a vontade. Eles aparecerão  ao final dos capítulos, como no mundo ficcional da televisão.
Um abraço a todos e até o próximo capítulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário