sábado, 15 de outubro de 2011

Cozinhas profissionais - Profissão de risco.

Bom dia  amigos leitores.
Esta semana acaba com o preocupante acontecimento do restaurante "Filé Carioca", que explodindo, resultou em vítimas fatais e mais diversas outras feridas, sendo algumas em estado grave. Tudo isto, bem no centro da cidade do Rio de Janeiro.
Ainda é cedo para traçarmos uma análise do ocorrido, mas, muitas irregularidades acontecendo ao mesmo tempo geraram a tragédia. Conheço bem o setor e sei que devido ao emaranhado de normativos "ANVISA", leis federais, estaduais e municipais, quase nada é respeitado, seguido ou observado e muitos casos de incêndios   e pequenas explosões ocorrem diáriamente, mas sem a gravidade da desta semana, que por pouco não gera o desmoronamento do edifício onde se estabelecia o restaurante. Um verdadeiro atentado terrorista.
Má qualidade dos equipamentos,  falta de responsabilidade na manutenção dos mesmos, falta de treinamento da equipe para que pudessem detectar e evitar situações de risco, desrespeito às diversas normas e leis, dentre as quais fumar no ambiente de trabalho (existe indício desta ação como a causadora do evento, segundo autoridades que analisam o caso) levam a todos, frequentadores, operadores e também - como no caso em pauta - transeuntes; a risco de acidentes graves, diariamente.
Será que:
Os empresários e gestores terão mais profissionalismo e responsabilidade?
Nos momentos de grande afluxo de pessoas, que se avizinham, teremos mais qualidade e responsabilidade em nosso trabalho?  
E as autoridades? Farão seu dever de casa quanto a vistorias, liberações, fiscalizações?
Fica aqui, minha tristeza e respeito aos vitimados no acidente do "Filé Carioca",  um restaurante que como tantos outros mancha a imagem do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário