sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Equipotel 2011 - Fim de uma fase ?



Bom dia amigos leitores.

Ontem estive na EQUIPOTEL o pude observar alguns aspectos diferentes que este ano despertaram curiosidade. Acredito que não apenas eu, mas muitos visitantes e expositores nacionais observaram o fato da presença até ano passado pouco expressiva,  de empresas Espanholas e Chinesas.  Este ano em bom número standes de fabricantes Chineses e Espanhóis começaram a aparecer, acredito que, quanto aos primeiros, em função da própria característica  da agressividade comercial Chinesa  e  aos segundos,  motivados pelas sombrias previsões econômicas e financeiras Européias  que os obriga a buscar "novos" esquecidos mercados emergentes(?)...

Particularmente nasce em mim uma dúvida ou mesmo preocupação quanto a presença de fabricantes Chineses de equipamentos, peças e acessórios para cozinhas comerciais e industriais. O padrão de qualidade destes produtos.
Não foi possível avaliar ou definir em apenas uma visita a uma feira, assim como o quanto estas empresas se manterão  presente  em termos de apoio, garantias e pós venda, direcionados aos seus consumidores Brasileiros.   
Saí desta EQUIPOTEL 2011 com uma grande dúvida ( No Brasil nos anos 60/70 se dizia "Grilo" - por isto a foto da abertura do post ) e não menor preocupação.  Sabedor, por experiência na observação das relações entre fabricantes e consumidores de produtos Chineses no Brasil, pergunto a mim mesmo e também ao mercado - produtor e consumidor - nacional:  Que futuro nos aguarda na próxima esquina; ou,  EQUIPOTEL ?

A resposta estará nas edições da feira que se estenderão até 2015, salvo consigamos passar incólumes por 2012... Ou podem vir desde agora, através de vocês, leitores. Basta que comentem sobre o tema do POST.
Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário