quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cozinhas, Restaurantes - Alopatia e Homeopatia.

Boa noite!

Ontem, mais uma prova da importância do treinamento da mão de obra que opera em nossas cozinhas e restaurantes.  Um cliente que começou um novo caminho ha um ano em sua cozinha, optando por inserção de tecnologia como rumo a qualidade, rentabilidade e produtividade em seu restaurante terminou a etapa com uma completa reforma no ambiente de produção e a aquisição de tudo o que o compõe, novo. Do fogão a geladeira, tudo novo. 
Cheguei em sua cozinha por volta das 16:00h  vi que estavam lavando o ambiente e também alguns equipamentos, dentre eles o fogão que foi inaugurado a 60 dias e era banhado com generosos baldes de água... O motivo de minha visita, levando um técnico gasista era a queixa do pessoal da cozinha quanto ao funcionamento do fogão. Quiz ir pessoalmente com o técnico para ver o que ocorria e quando este procedeu ao ajuste nos queimadores, retirando-os, vimos que estavam cheios de água em seus dutos, o que leva a ferrugem e ao entupimento, gerando queima inadequada, de custo elevado e tempo de cozimento prolongado.











e a parte do fogão composta por uma chapa em cima de duas de suas  8 bocas, nunca tinha sido limpa até então. Verificamos ao retirá-la (foto)...
Apenas a tecnologia não faz milagres, as pessoas também são responsáveis por eles.  Sem treinamento dos operadores e sua constante supervisão, nada funcionará bem, mesmo um forno Rational de ultima geração ou máquinas de igual desenvolvimento tecnológico. 
Treinamento de um dia para todo o grupo é como dar uma forte dose de antibiótico a um paciente infectado, apenas uma, achando que assim ficará bom. Treinamentos são como tratamento homeopático, pequenas doses diárias, acompanhadas,  e veremos a melhora com o passar do tempo. Pouco tempo.
Supervisionar equipes é tarefa cotidiana, mesmo em cozinhas tecnológicas, afinal, quem opera as máquinas são pessoas que na maioria da vezes vem de experiências em tecnologias ultrapassadas e com vícios profissionais entranhados.                                                                      Máquina de lavar sendo operada como a pia de antigamente...
O milagre está a meu ver, nas doses homeopáticas, supervisionadas.
Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário