sexta-feira, 17 de setembro de 2010

As Cozinhas, alimentação transportada e o Mercado...

Bom dia amigos visitantes do BLOG! 

Hoje, escolhi por postar um comentário recebido através do BLOG no último dia 15.09.2010, por ser um caso comum em nosso segmento e, acredito que,  a "dor de cabeça" de muitos...

O comentário na íntegra:

"leitor" deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Alimentação transportada - Qualidade total.":

BOA NOITE CHEF!!!!!!!!!!!
AO LER O SEU BLOG PUDE PERCEBER QUE A CADA DIA QUE PASSA É PRECISO INVESTIMENTOS MAIORES PARA ESTÁRMOS SEMPRE ATUALIZADOS E NÃO FICAR PARA TRÁS.ESTOU NO RAMO A POUCO TEMPO E AINDA NÃO PEGUEI UMA OBRA AO MENOS DE PEQUENO PORTE PARA PODER ALAVANCAR MINHA EMPRESA,DE FORMA QUE CARECEMOS DE MAIORES RECURSOS PARA MELHORAR A INFRA ESTRUTURA DA MESMA!!!!!!!!!
VC QUE ESTÁ A ALGUM TEMPO NO RAMO PODERIA INDICAR MINHA EMPRESA PARA ALGUMA FIRMA DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE PEQUENO PORTE,ONDE VC TENHA ALGUM CONHECIMENTO E QUE NÃO FOSSE TÃO BUROCRÁTICA PARA QUE EU PUDESSE AO MENOS COMEÇAR A ALAVANCAR MEU FATURAMENTO PARA INVESTIMENTOS FUTUROS???????ACREDITO QUE UMA OBRA DE 50 OPERÁRIOS JÁ SERIA O SUFICIENTE PRA MIM NO MOMENTO E SERIA O INÍCIO PARA QUE EU PUDESSE INVESTIR EM PROJETOS MAIORES FUTURAMENTE!!!!!!!SE VC PUDER ME AJUDAR AGRADECERIA MUITO E SE NÃO PUDER AGRADEÇO DA MESMA FORMA SEM DIZER QUE ALGUMA INDICAÇÃO QUE VC POSSA ME DAR JÁ IRÁ AJUDAR MUITO!!!!!!!
QUALQUER COISA PEÇO PARA QUE MANDE PARA O MEU E-MAIL QUE É:
"leitor"OBRIGADO E CONTO COM A SUA AJUDA!!!!!!!!!
Publicar Excluir Marcar como spam Moderar comentários para este blog.


Postado por  "leitor"   no blog
Você... Chef ! em 15/09/2010 19:35:00 


Agora, minha resposta ao prezado leitor:


Olá  "leitor", bom dia!

Primeiro, agradeço a visita ao BLOG. Vou tentar responder a suas questões, por etapa, então vejamos:

1 -  Por estar no segmento a pouco tempo ( você não definiu a quanto ) e por suas colocações,  talvez sofra de males causados pela falta de um estudo preliminar, um plano de negócio estabelecido quando decidiu atuar no ramo e isto leva a situação em que se encontra  atualmente. Tal fato, a falta de planejamento antecipado do que se quer fazer, não ocorre apenas com novas empresas. Diversos que estão operando a muitos anos o fazem da mesma forma e por esta razão não são tão rentáveis e produtivos, perdendo por isto espaço no mercado e vivendo em situação de dificuldade em estabilizar o trabalho e a empresa.
2 -  Não são necessários “investimentos cada vez maiores” como  cita em seu e-mail, basta iniciar da forma correta, escolhendo as máquinas, rotinas e pessoas corretas para o que deseja produzir e investirá apenas uma vez, para os próximos 5 a dez anos de atuação de sua cozinha.
3 -  Ao iniciar qualquer negócio,  quando o fazemos sem capital, sofreremos do mal de estarmos sempre tendo que trocar equipamentos, métodos de trabalho e consequentemente  obtendo resultados diferentes. Desta maneira passamos por várias etapas de padrão de qualidade no que  produzimos, o que pode ser fatal perante um mercado que é exigente neste quesito. Devemos atentar imprescindivelmente  para a legislação, que regula nosso trabalho e foi desenvolvida pensando em minimizar acidentes de trabalho e riscos a saúde do consumidor. Qualquer ação de desrespeito a mesma, como casos de intoxicação alimentar em clientes, por exemplo, trará graves consequências. 
Imagine que uma empreiteira que tem 80 operários em uma obra, com prazo contratual  para entrega da mesma sofre por um, dois ou mais dias com a falta da metade de seus funcionários ao trabalho por questões de saúde causadas por ingestão de alimentação contaminada. O risco que você fornecedor da alimentação corre,  como o  de ter de indenizar a seu cliente judicialmente, superará valores anuais correspondentes ao contrato  de fornecimento de alimentação com este mesmo cliente.
4 -  Com relação a indicações a consumidores, é impossível indicar empresa que não conheço; o faço apenas com empresas produtoras de alimentos que já dei consultoria e que passaram a atuar conforme as indicações sugeridas ou apontadas nesta mesma consultoria prestada,  pois estas, certamente atendem a todas as normas vigentes, garantindo a qualidade do que produzem.
Quando produzimos alimentação não vendemos “comida”, mas,  saúde  e tranqüilidade a nossos consumidores.
5 -  Com relação a sua última colocação, quanto a obtenção de novos clientes, respondo que faz parte do empreendedorismo termos que saber atuar em todas as áreas, inclusive a comercial. Vá ao mercado, visite clientes, apresente seus produtos, comprove sua qualidade, confiabilidade e certamente ampliará sua carteira de contratos de fornecimento. Há mais espaço a cada dia.
Por fim, caso queira minha ajuda profissional, estou a disposição. Espero que tenha trazido com este nosso bate papo, “nova leitura” para questões que são comuns a um grande número de empresas do setor da alimentação, pequenas e grandes.

Mais uma vez obrigado pela visita e volte sempre.

Um abraço a todos e no próximo POST,  falarei um pouco sobre  a EQUIPOTEL 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário