segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cozinha & Arquitetura



Bom dia leitores, acabou a Copa do Mundo na África do Sul. Você que está ligado de alguma forma ao mundo profissional da alimentação, da cozinha;  isto lhe diz alguma coisa?
Temos o costume de tomar a frente e imaginar  como ficará a “planta” de cozinhas e restaurantes, no momento da construção ou reforma de nossos comércios ou nossos negócios. Conheço pouquíssimas pessoas com esta capacidade, quando não são profissionais em arquitetura.  Bares, padarias, lanchonetes, restaurantes, pousadas, hotéis,  cozinhas comerciais ou industriais. Não importando qual a finalidade da produção sempre achamos que somos as pessoas mais qualificadas para construirmos este sonho, materializarmos esta idéia.
A partir daí, todos sabemos o final. Depois de pronta a construção notamos que tomadas ficaram fora do local, a iluminação não atende bem a todos os pontos, esquecemos da colocação de alguns equipamentos,  pontos de água e esgoto, a ventilação está falha, o piso não funciona bem, o teto é inadequado, a exaustão simplesmente foi esquecida. Caos total... Começamos a quebrar alguns pontos, mudar de lugar alguns itens e o tempo, os materiais, a mão de obra, a geração de lixo e entulho começam a aumentar. É como recomeçar a obra. As despesas começam a ultrapassar o limite que havíamos determinado como sendo o possível e então começamos a fase do desespero. O dinheiro acaba, pois não houve o planejamento correto no momento adequado . Este "momento adequado" é a fase de estudo e desenvolvimento da planta do que se quer construir, a elaboração do projeto técnico funcional, projeto conceitual funcional, projeto executivo funcional.
Assim ocorre quando deixamos a teimosia de lado e usamos a inteligência, recorrendo a um arquiteto especializado no assunto ou seja, restaurantes e cozinhas profissionais.
Gastaremos menos dinheiro, menos tempo para a execução da obra e após, tudo funcionará corretamente, obedecendo às normas legais e os fluxos de produção acontecendo sem quebra.
Resultado:  Felicidade, produtividade e rentabilidade total.
A Copa do Mundo de 2014  será no Brasil, já está a caminho e o tempo passa muito rápido. Se ficarmos esperando, quando acordarmos a abertura será amanhã e ainda não planejamos nada...
Boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário