segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Apagões: Restaurantes, primavera, verão e as bebidas geladas.

Bom dia leitores.
A partir desta época do ano as coisas esquentam... Inclusive grande parte das bebidas que deveriam ser servidas geladas. Em bares e restaurantes, pedimos algo para comer, o acompanhamento para beber e acontece o previsto: Sua bebida é servida a uma temperatura que geralmente está acima dos 20ºC, quando muito. Fui atendido em um restaurante com um refrigerante que parecia ter saído do caminhão de entrega e o garçom, meio sem graça desculpou-se dizendo que não tinha nada mais gelado por causa do abre e fecha das geladeiras...
Nada pior para qualquer estabelecimento que um cliente em um dia com temperatura por volta dos 38ºC ou mais, sendo servido com um refrigerante que beira os 28ºC. Eu sempre ando com dois termômetros TESTO na pasta, por causa do meu trabalho.
A questão não é de resolução complicada, exige apenas estudo logístico de atendimento e armazenamento. Claro que sem investirmos em equipamentos de qualidade na área de refrigeração e congelamento, nada funcionará. Em geral o que observo são equipamentos com muitos e muitos anos de vida, em estado físico precário, instalados mais precáriamente ainda, abarrotados de bebidas. Todos os equipamentos tem sua capacidade de funcionamento. Da carga máxima permitida ao modo de instalação e localização, os manuais nos deixam bem informados, mas... quem opera ignora estes limites e o que vemos são: gasto excessivo de energia, sobrecarga aos equipamentos, a rede elétrica e resultados pífios obtidos no que se pretende manter "Gelado".
Em tempos de apagão por falta de energia, temos que observar muito bem os limites das máquinas, pois o que acabo de relatar, pode contribuir fortemente para que você e todo o seu bairro fiquem sem energia por horas ou mesmo dias; em plena primavera/verão.
Investir em equipamentos de refrigeração adequados à sua demanda o levará simplesmente a um final de verão onde você se consolidou no mercado, economizou energia e aumentou sua rentabilidade. Apenas por ter vendido tantos produtos a mais, que a combinação dos fatores qualidade no produto servido, economia de energia e aumento da demanda, pagaram o investimento em novas geladeiras e freezers.
Agora por favor; chega de papo e traga um guaraná bem gelado !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário