quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Restaurantes, louças e talheres...


Boa tarde a todos!

Tenho como rotina de trabalho estar em cozinhas e restaurantes e algumas vezes me alimento nos que estou visitando. É impressionante a frequencia com que vejo pratos, xícaras, copos e talheres que estão tecnicamente imprestáveis para o uso, alí, a disposição dos clientes. Apesar das normas estabelecidas pela ANVISA inúmeros restaurantes e cozinhas industriais apresentam problemas em seu enxoval de louças e talheres, como trincas, pequenos riscos, fundo com a camada de louça desgastada, manchas por trinca ou riscos, bordas quebradas, louça umida ou mesmo molhada a disposição dos usuários, talheres com quebras, torções e apresentando flexibilidade excessiva quando utilizados.
Estes acessórios tem uma vida útil estimada e ao atingirem-na, tem que ser trocados por novos. A qualidade que o fabricante oferece é mais uma vez o diferencial. Muitos compram talheres, por exemplo, que custam a metade do preço ou menos, dos de maior qualidade oferecidos no mercado, mas não observam que muitos destes mais baratinhos, apresentam problemas logo nos primeiros dias de uso. Isto inviabiliza os mesmos tecnicamente, mas vamos deixando acontecer...
Um conjunto de talheres que custa em média R$ 20,00 certamente será utilizado por anos a fio sem que apresente problemas. O que já não ocorre com um mesmo conjunto que custa R$8,00. Você acaba tendo que troca-lo com maior frequencia e isto acaba saindo mais caro que a compra uma só vez, de uma marca de ótima qualidade.
O empresário acaba tendo mais despesas, maior risco de cobranças pela fiscalização e reclamação de clientes, - inclusive a perda destes para o concorrente mais próximo que ofereça maior qualidade - ao optar pelo uso de materiais "mais em conta" ou marcas de pouca qualidade.
Outro fator que é o grande causador dos estragos causados a estes acessórios é a lavagem manual. A lavagem através de máquinas apropriadas traz uma economia impensável. Não quebra bordas, não trinca, não arranha, não gasta detergente em excesso, não cobra hora trabalhada e de quebra, economiza água!
Você já fez as contas de quanto custa seu sistema de lavagem manual?
Na próxima falamos sobre as máquinas de lavar pratos, GNs e panelas.

2 comentários:

  1. Ola, obrigada pelo comentario! parabens pelo seu trabalho tb, muito legal.
    Nos trabalhos com buffet de Crepes a domicilio em Florianopolis.
    Estou a disposicao!

    ResponderExcluir