segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cozinhas, Restaurantes e a Análise de riscos - 2.

Bom dia amigos visitantes.

Encerramos a entrevista com o analista   BRUNO BASTOS BRAGA . Chefe de Divisão Planejamento da ECOVIX Construções Oceânicas S/A, empresa do grupo Engevix,  que gentilmente nos trouxe informações importantes sobre o tema "Análise de Riscos".  A intenção do BLOG ao tocar este ponto é a de dar peso a idéia para as empresas e que  pudéssemos a partir daqui,  traçar planos visando  implantar trabalho sobre o assunto, em nossos negócios. Quem já pensou ou está pensando sobre;  certamente se sentiu incentivado ao início  de um estudo de riscos, agora com um pouco mais de certeza de que não é inalcançável para sí e proporciona uma gestão segura em função dos benefícios que um trabalho neste sentido traz.


VOCE CHEF - O que diferenciará um projeto comercial ou industrial que foi construído sob a orientação de um estudo de riscos de outro sem o acompanhamento de um profissional deste setor?
BRUNO B. BRAGA  - A diferença está no sucesso ou fracasso do empreendimento. A falta de um plano formal pode não ser determinante para o sucesso do projeto. Caso este fracasse, certamente será atribuído ao projeto como causa do seu fracasso a falta de uma análise formal dos riscos que o envolviam.


VOCE CHEF  -  Por quanto tempo se faz necessário o acompanhamento de um analista de riscos para uma empresa que está desenvolvendo a implantação um novo projeto? 
BRUNO  B. BRAGA - Depende muito do projeto e seu ciclo de vida. Projetos industriais ou grandes projetos de outra natureza certamente irão envolver este tipo de profissional desde a fase de elaboração das propostas até o encerramento dos contratos com os fornecedores, por exemplo.


VOCE CHEF -  E para uma empresa que já atua normalmente, mas quer evitar problemas com produção, distribuição, rotinas e etc?
BRUNO B. BRAGA - Sugiro a realização de uma rodada de identificação das ameaças e oportunidades, em formato de brainstorming, com o maior número de partes interessadas possível, mediadas por um profissional com especialização em gerencia de projetos, por exemplo. A compilação dos resultados pode ser realizada pelo próprio empresário, com o auxílio deste profissional. As iniciativas e os seus desdobramentos por meio de planos de ação já são da alçada do próprio empreendedor


VOCE CHEF - Obrigado BRUNO B. BRAGA, por contribuir para que possamos ter um olhar mais técnico sobre o tema a partir daqui.

Certamente, a partir de agora alguns leitores estão com idéias diversas sobre o tema "Análise de Riscos". A intenção do BLOG, como dito anteriormente é esta mesmo, fazer pensar sobre o assunto e incentivar ao início do estudo sobre "Análise de Riscos". Desta forma acredito que estaremos partindo para uma gestão mais tranquila com relação a segurança que requerem alguns pontos de nossas cozinhas e restaurantes.

Uma ótima semana a todos e em breve entrevista com o Fotógrafo Alexander Landau. Você já dimensionou a importância da fotografia de seus produtos ou serviços, para seu mercado?  
Se ainda existe alguma dúvida, visite:  http://www.alexanderlandau.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário