segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cozinhas, Restaurantes e a Análise de riscos.

Olá amigos leitores, boa noite!

Face ao bom momento da economia brasileira, vemos pipocar restaurantes nos mais diversos locais, todos os dias.  O lado positivo é o que espelha a oportunidade gerada a milhares de profissionais do setor o negativo é o de estarmos abrindo centenas de restaurantes, sem a preocupação de um acompanhamento técnico desde o início. Infelizmente esta "cultura" ainda está ausente em cerca de 70% de todos os empreendimentos do setor.
Este fato traz a todos os inclusos nesta faixa de ausência de assessoria técnica, maior  ênfase a ocorrências de riscos, por  não analisados ou preteridos. Sobre  "Riscos e sua análise" como forma de eliminar ao máximo a probabilidade de ocorrências desagradáveis com nossas empresas - exemplo do que ocorreu a poucas semanas no Rio de Janeiro com o Restaurante Filé Carioca - trago a partir desta postagem a primeira parte da entrevista com um especialista no tema "Análise de Riscos", esperando abrir um novo olhar sobre tão importante assunto.
Convidei o Analista Bruno Bastos Braga para entrevista, que colocamos a seguir:

BRUNO BASTOS BRAGA . Chefe de Divisão Planejamento da ECOVIX Construções Oceânicas S/A, empresa do grupo Engevix.

Prezado Bruno.
Após o acidente ocorrido no restaurante “Filé Carioca”, evidenciou-se o fato da pouca e  em alguns casos, nenhuma importância dispensada ao assunto “Risco”. Para ressaltar a relevância   do tema  busquei por um profissional do setor que pudesse nos ajudar a ter um melhor olhar técnico  sobre a questão da “Análise de Riscos”. Agradeço por sua  colaboração e tenho certeza que mesmo reduzida em sua forma a abordagem colocada na entrevista ajudará nossos leitores a formar uma nova visão sobre a importância do assunto, principalmente quando aliada a seus negócios ou empresas.

VOCECHEF –  A até  pouco tempo não se ouvia falar em “Análise de Riscos”. Em que consiste, ou o que é, análise de riscos?
BRUNO B. BRAGA - Análise de riscos é, na prática, evidenciar os aspectos positivos e negativos inerentes ao seu negócio. Com a análise de riscos é possível identificar os eventos de ameaças ou oportunidades, qualificá-los, quantificá-los, elaborar planos de respostas e acompanhá-los durante sua validade.

VOCECHEF – Qual a importância da análise de riscos para um projeto comercial ou industrial de pequeno, médio ou grande porte?
BRUNO B. BRAGA - Empiricamente, todos  tratamos de questões relacionadas aos riscos, independentemente do porte do empreendimento, investimento etc. Por conta desta indistinção, o que determinará o seu grau de aprofundamento em um processo mais formal de análise de riscos é o tempo que você pode gastar com esta análise e o benefício que ela trará a você durante e no final do seu projeto.

VOCECHEF – Podemos por em prática a análise de riscos para projetos que já funcionam ou apenas para novos ?
BRUNO B. BRAGA - Entendo "projetos que já funcionam" como projetos em andamento, certo? Caso afirmativo a resposta é Sim, podemos. Independentemente da fase do projeto, os riscos as permeiam e tem seu ciclo de vida (quando pode surgir a ameaça ou oportunidade e quanto tempo ela é válida). Portanto, analisar riscos independe do andamento do seu projeto.

VOCECHEF – Hoje a análise de riscos é financeiramente acessível a pequenas empresas? O micro e pequeno empresário já adquiriu a cultura de contratar um profissional da área?
BRUNO B. BRAGA - Infelizmente não. O profissional de riscos especializado é demasiadamente caro para atender ao micro e pequeno empresário. O que eu sugiro aos micros e pequenos empresários é que, caso necessitem do apoio de um profissional de riscos, contratem um consultor por um período determinado ou busquem um curso de especialização para desenvolver conhecimento por sua própria conta.

 O final da entrevista virá no próximo post. Porque não colocar comentários sobre suas dúvidas quanto ao assunto abordado?  "SWU" e uma boa semana a todos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário