domingo, 15 de agosto de 2010

Cozinha & Tecnologia - Forno ou Fogão ?

Olá amigos que visitam o BLOG, boa tarde!

Como abordei no último post o específico caso de cocção em fogões e comentei sobre especialmente a cocção de cereais - arroz - e as perdas que a técnica de realizá-la em fogões ou assemelhados impõe aos operadores, gestores ou proprietários de cozinhas profissionais, venho agora apontar um caminho que se desenhou através dos últimos 34 anos, quando surgiram os primeiros fornos combinados.
O modelo que vemos acima é um Rational 1976. Neste ano este fabricante alemão uniu após alguns estudos, em uma mesma câmara, temperatura e vapor, pretendendo criar um ambiente mais favorável a cocção de produtos diversos, para facilitar e agilizar o trabalho em cozinhas profissionais.
Após este modelo, a Rational começou um outro trabalho que julgo igualmente de grande importância para nosso segmento, que foi o de pesquisa e desenvolvimento do produto "Forno Combinado", acreditando fielmente em sua idéia inicial da junção ou "combinação" em um mesmo ambiente de dois tipos de clima diferentes, que eram o calor seco e o calor umido, podendo em determinado momento, quando necessário, unir os dois em um mesmo processo de cocção. Maravilha!!!


Poderíamos então cozer, assar, grelhar  e fritar, em um mesmo equipamento e o melhor: Com resultados melhores que nos fogões, com relação a tempo, perdas por cocção inadequada e qualidade de acabamento.
O tempo passou, modelos foram sendo aperfeiçoados, tecnologias foram sendo criadas para atender a cada detalhe que se descobria necessário para a obtenção do "Melhor Resultado" possível e, para encurtar o POST, a Rational em 2005 apresentou ao mercado o primeiro forno "Inteligente". O que é isto?


Veremos no próximo POST.
Mas... O que tem a ver com o post anterior? Com o cozimento de arroz? 
Ora desde 1976, passamos a ter uma ferramenta, um equipamento de cozinha que nos permitia e permite cozinhar cereais -por exemplo- sem perdas, com ganho de volume, tempo e mão de obra aplicada ao processo. Em suma: Melhora de qualidade, TOTAL.
Você ainda cozinha cereais no fogão?
Até a próxima !









Nenhum comentário:

Postar um comentário