Dando continuidade a entrevista com o Fotógrafo Alexander Landau, trazemos a última parte desta conversa sobre a importância da fotografia de qualidade, como instrumento de marketing.
- Você Chef - Do
fast food ao “Buteco”, passando pelos restaurantes
finíssimos e indo à cozinha industrial, de hotelaria e também a hospitalar;
que clientes podem se beneficiar da fotografia como ferramenta de
marketing?
- Alexander Landau - Se pensarmos naquela premissa que "uma imagem vale mais que mil palavras", uma boa imagem ajuda a vender qualquer segmento. O dono de restaurante e fast food ainda enxerga a Fotografia de Alimentos como custo e não como investimento - que poderia aumentar suas vendas. Vejam como chamam a atenção as fotografias dos pratos do restaurantes ou mesmo dos hamburgeures de fast-foods nas paredes, nos cardápios e atraem muitas vezes o cliente apenas pela imagem, pela vontade que o cliente fica de “degustar” aquele prato que visualmente está tão bonito na foto.
- Você Chef - Quase
todo empresário brasileiro quando quer algum serviço ou produto primeiro
pergunta “Quanto custa”, para depois perguntar pelos benefícios (raros deles). Neste
segmento específico, ocorre o mesmo por parte
de seus clientes?
Alexander Landau - A
Fotografia quando virou digital, trouxe benefícios e malefícios. O maior
malefício foi ter popularizado muito - até o "Macaco Tião" virou
Fotógrafo. A maior parte do brasileiro não tem cultura visual para separar
o joio do trigo. A diferença entre uma imagem mais original e outra mais
básica é muito sutil. O consumidor de imagens ficou mais imediatista e
relutante em gastar. Ninguém contrata um advogado ruim ou mediano sob pena de
ter prejuízos no bolso ou na sua liberdade - há ainda a obrigatoriedade do
diploma superior. Com Fotografia, escuto muito o discurso que gostaram do meu
portfólio mas escolheram o sobrinho do
papagaio do vizinho que tem uma boa câmera... Como se
fosse apenas a câmera que fizesse o fotógrafo mas não o talento e a experiência
profissional que amealhamos ao longo da carreira e que fazem toda a diferença
no trabalho que realizamos.
– Você Chef - Hoje a fotografia realizada por um
profissional com sua experiência e qualidade de trabalho é acessível a pequenos
empresários? Ou seja, você desenvolve projetos de trabalho para empresas
pequenas mas que objetivam qualidade e
resultados?
- Alexander
Landau - Eu
preciso ganhar "x" reais por mês para bancar os custos do meu mês -
estúdio, moradia, escola de filho, etc. Por morar no Rio de Janeiro, uma cidade que não
tem muitas indústrias alimentícias e nem é sede de revistas
especializadas de renome, boa parte do meu mês é dedicada a produzir imagens
para assessoria de imprensa , menuboard e cardápio de fast foods . São verbas
menores que a propaganda. Trabalho desenvolvendo
projetos para grandes redes de Fast food
mas
também para donos de pequenos restaurantes. Todos têm a ganhar com um trabalho de fotografia bem feito
com seu produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário