quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

COZINHA e FOTOGRAFIA - “Receita de um Fotógrafo"

Olá amigos leitores, bom dia!

A primeira postagem deste ano traz para todos o presente de uma área em que ainda o BLOG não havia tocado. Fotografia na Gastronomia. Para abrir este segmento, convidei um profissional que tem currículo, qualidade e claro, trabalhos maravilhosos. Para começar o ano  de forma doce, dialogamos com 


Você Chef –  No mundo da gastronomia  para quase tudo há uma receita.   E na fotografia?   Qual a receita para “Ser fotógrafo” ?

Alexander Landau  -   Na minha casa, minha  mãe sempre teve uma relação forte com fotografia amadora - levava uma  Trip 35 pra  tudo quanto era viagem  e eu viajava muito,  pois a família da minha mãe é do triângulo mineiro.  Mais tarde, ganhei  uma maquininha de plástico ainda muito garoto. Quando entrei na faculdade de jornalismo foi que  fiquei fascinado pelo estúdio, o laboratório, os livros do Bresson, do Cristiano Mascaro, etc.




Sou filho de um pai "velho" judeu que chegou ao Brasil fugindo dos horrores da segunda grande guerra. Quando  nasci  meu pai tinha 56 anos. Minha mãe era de uma família mineira simples e veio sozinha  para o RJ  na  década de 60.
Era complicado querer uma atividade profissional não convencional . Comecei a trabalhar no Banco do Brasil aos 14 anos, mas desejava ser  músico – e,  para minha sorte, admiti que não tinha talento algum. Quando entrei para jornalismo, rolou uma tensão  pois, seria mais bacana se estudasse Economia, Administração ou Direito. Afinal eu  já havia passado no concurso interno do BB e já tinha virado escriturário apto a crescer na "carreira".  Em 1988 fiz meu primeiro curso na Sociedade Fluminense de Fotografia  em Niterói e trabalhava no BB e em jornais no final de  semana ( O Fluminense, O Dia e O Estadão). Fiquei levando as  duas  atividades até 1998 quando decidi pedir demissão do BB.

 Eu era colaborador da Casa Cláudia, Casa e Jardim, Viver Bem, mas sempre comprava a antiga GULA - aquela fundada pelo Dias Lopes. Um dia recebi o convite de uma pessoa para fotografar alguns itens de alimentação como sorvetes e pão de queijo  aproveitando minha vivência com  fotografia e luz  por causa das revistas em que atuei. Consegui ser  recebido pelo próprio Dias Lopes em SP mostrando um monte de fotos de ambientes e três imagens de alimentos.

Dias Lopes, famoso jornalista e editor da revista GULA  gostou da minha luz e me encomendou uma matéria no recém  inaugurado Garcia e Rodrigues, com a jornalista  Danusia  Barbara  produzindo o texto. Danusia foi uma importante madrinha na minha carreira - me levou pra vários lugares, inclusive a extinta revista DESFILE da Bloch Editores. Através deles ingressei de vez na fotografia de alimentos com foco em projetos de gastronomia de qualidade, decisão muito complicada pois minha família era classe média média e ter um filho no BB era um orgulho. Músico, Fotógrafo, Ator, Artista Plástico eram definições profissionais quase proibidas na minha casa.
Para minha sorte, o BB entrou em declínio com salários cada vez piores e eu já tinha começado a fazer  revista de decoração, shows, house organs de empresas, etc e assim fui me definindo profissionalmente para a fotografia, área em que atuo até hoje.




Continuaremos na próxima postagem. Aguardem... Enquanto isso podem aproveitar e degustar imagens belíssimas em :  http://www.alexanderlandau.com.br/

Um abraço a todos !