quinta-feira, 24 de novembro de 2011

COZINHAS & RESTAURANTES - Um dia a sua será assim.

Boa tarde amigos leitores.

Se você está em um país tropical, imagine então com será  sua cozinha e restaurante... Eles estão na Europa!
Nossa capacidade é infinita enquanto quisermos. Adaptações de uso, técnicas de preparo e atendimento foram criadas em função da nova TECNOLOGIA.  Simplesmente maravilhoso !



Kalasatama from LapinKultaSolarKitchenRestaurant on Vimeo.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cozinhas, restaurantes e RISCO - Assumindo a responsabilidade.

Bom dia caros visitantes.

Lendo alguns jornais esta manhã, costume que conservo sempre que possível, observei uma notícia  na FOLHA de SÃO PAULO que quase passa desapercebida e não é veiculada em outros jornais brasileiros, pelo menos hoje...
Achei que é interessante dar destaque ao fato por tratar de algo que estamos abordando nas últimas semanas no BLOG, que é a "Avaliação de Riscos".  Graças a  medidas como as tomadas pelas autoridades que investigam o caso do restaurante "Filé Carioca", podemos dizer que apesar de parecer que não, o Brasil está se tornando um país sério e com isto "Charles De Gaulle" deve estar rindo muito...Pois morreu dizendo que "O Brazil não é um país sério".



Agora pergunto:  Vale ou não vale a pena desenvolver e seguir as orientações contidas em um estudo sério como De Gaulle o faria, sobre avaliação de riscos em seu negócio ? 
Um bom dia a todos!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cozinhas, Restaurantes e a Análise de riscos - 2.

Bom dia amigos visitantes.

Encerramos a entrevista com o analista   BRUNO BASTOS BRAGA . Chefe de Divisão Planejamento da ECOVIX Construções Oceânicas S/A, empresa do grupo Engevix,  que gentilmente nos trouxe informações importantes sobre o tema "Análise de Riscos".  A intenção do BLOG ao tocar este ponto é a de dar peso a idéia para as empresas e que  pudéssemos a partir daqui,  traçar planos visando  implantar trabalho sobre o assunto, em nossos negócios. Quem já pensou ou está pensando sobre;  certamente se sentiu incentivado ao início  de um estudo de riscos, agora com um pouco mais de certeza de que não é inalcançável para sí e proporciona uma gestão segura em função dos benefícios que um trabalho neste sentido traz.


VOCE CHEF - O que diferenciará um projeto comercial ou industrial que foi construído sob a orientação de um estudo de riscos de outro sem o acompanhamento de um profissional deste setor?
BRUNO B. BRAGA  - A diferença está no sucesso ou fracasso do empreendimento. A falta de um plano formal pode não ser determinante para o sucesso do projeto. Caso este fracasse, certamente será atribuído ao projeto como causa do seu fracasso a falta de uma análise formal dos riscos que o envolviam.


VOCE CHEF  -  Por quanto tempo se faz necessário o acompanhamento de um analista de riscos para uma empresa que está desenvolvendo a implantação um novo projeto? 
BRUNO  B. BRAGA - Depende muito do projeto e seu ciclo de vida. Projetos industriais ou grandes projetos de outra natureza certamente irão envolver este tipo de profissional desde a fase de elaboração das propostas até o encerramento dos contratos com os fornecedores, por exemplo.


VOCE CHEF -  E para uma empresa que já atua normalmente, mas quer evitar problemas com produção, distribuição, rotinas e etc?
BRUNO B. BRAGA - Sugiro a realização de uma rodada de identificação das ameaças e oportunidades, em formato de brainstorming, com o maior número de partes interessadas possível, mediadas por um profissional com especialização em gerencia de projetos, por exemplo. A compilação dos resultados pode ser realizada pelo próprio empresário, com o auxílio deste profissional. As iniciativas e os seus desdobramentos por meio de planos de ação já são da alçada do próprio empreendedor


VOCE CHEF - Obrigado BRUNO B. BRAGA, por contribuir para que possamos ter um olhar mais técnico sobre o tema a partir daqui.

Certamente, a partir de agora alguns leitores estão com idéias diversas sobre o tema "Análise de Riscos". A intenção do BLOG, como dito anteriormente é esta mesmo, fazer pensar sobre o assunto e incentivar ao início do estudo sobre "Análise de Riscos". Desta forma acredito que estaremos partindo para uma gestão mais tranquila com relação a segurança que requerem alguns pontos de nossas cozinhas e restaurantes.

Uma ótima semana a todos e em breve entrevista com o Fotógrafo Alexander Landau. Você já dimensionou a importância da fotografia de seus produtos ou serviços, para seu mercado?  
Se ainda existe alguma dúvida, visite:  http://www.alexanderlandau.com.br


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cozinhas, Restaurantes e a Análise de riscos.

Olá amigos leitores, boa noite!

Face ao bom momento da economia brasileira, vemos pipocar restaurantes nos mais diversos locais, todos os dias.  O lado positivo é o que espelha a oportunidade gerada a milhares de profissionais do setor o negativo é o de estarmos abrindo centenas de restaurantes, sem a preocupação de um acompanhamento técnico desde o início. Infelizmente esta "cultura" ainda está ausente em cerca de 70% de todos os empreendimentos do setor.
Este fato traz a todos os inclusos nesta faixa de ausência de assessoria técnica, maior  ênfase a ocorrências de riscos, por  não analisados ou preteridos. Sobre  "Riscos e sua análise" como forma de eliminar ao máximo a probabilidade de ocorrências desagradáveis com nossas empresas - exemplo do que ocorreu a poucas semanas no Rio de Janeiro com o Restaurante Filé Carioca - trago a partir desta postagem a primeira parte da entrevista com um especialista no tema "Análise de Riscos", esperando abrir um novo olhar sobre tão importante assunto.
Convidei o Analista Bruno Bastos Braga para entrevista, que colocamos a seguir:

BRUNO BASTOS BRAGA . Chefe de Divisão Planejamento da ECOVIX Construções Oceânicas S/A, empresa do grupo Engevix.

Prezado Bruno.
Após o acidente ocorrido no restaurante “Filé Carioca”, evidenciou-se o fato da pouca e  em alguns casos, nenhuma importância dispensada ao assunto “Risco”. Para ressaltar a relevância   do tema  busquei por um profissional do setor que pudesse nos ajudar a ter um melhor olhar técnico  sobre a questão da “Análise de Riscos”. Agradeço por sua  colaboração e tenho certeza que mesmo reduzida em sua forma a abordagem colocada na entrevista ajudará nossos leitores a formar uma nova visão sobre a importância do assunto, principalmente quando aliada a seus negócios ou empresas.

VOCECHEF –  A até  pouco tempo não se ouvia falar em “Análise de Riscos”. Em que consiste, ou o que é, análise de riscos?
BRUNO B. BRAGA - Análise de riscos é, na prática, evidenciar os aspectos positivos e negativos inerentes ao seu negócio. Com a análise de riscos é possível identificar os eventos de ameaças ou oportunidades, qualificá-los, quantificá-los, elaborar planos de respostas e acompanhá-los durante sua validade.

VOCECHEF – Qual a importância da análise de riscos para um projeto comercial ou industrial de pequeno, médio ou grande porte?
BRUNO B. BRAGA - Empiricamente, todos  tratamos de questões relacionadas aos riscos, independentemente do porte do empreendimento, investimento etc. Por conta desta indistinção, o que determinará o seu grau de aprofundamento em um processo mais formal de análise de riscos é o tempo que você pode gastar com esta análise e o benefício que ela trará a você durante e no final do seu projeto.

VOCECHEF – Podemos por em prática a análise de riscos para projetos que já funcionam ou apenas para novos ?
BRUNO B. BRAGA - Entendo "projetos que já funcionam" como projetos em andamento, certo? Caso afirmativo a resposta é Sim, podemos. Independentemente da fase do projeto, os riscos as permeiam e tem seu ciclo de vida (quando pode surgir a ameaça ou oportunidade e quanto tempo ela é válida). Portanto, analisar riscos independe do andamento do seu projeto.

VOCECHEF – Hoje a análise de riscos é financeiramente acessível a pequenas empresas? O micro e pequeno empresário já adquiriu a cultura de contratar um profissional da área?
BRUNO B. BRAGA - Infelizmente não. O profissional de riscos especializado é demasiadamente caro para atender ao micro e pequeno empresário. O que eu sugiro aos micros e pequenos empresários é que, caso necessitem do apoio de um profissional de riscos, contratem um consultor por um período determinado ou busquem um curso de especialização para desenvolver conhecimento por sua própria conta.

 O final da entrevista virá no próximo post. Porque não colocar comentários sobre suas dúvidas quanto ao assunto abordado?  "SWU" e uma boa semana a todos !