segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Restaurantes e Segurança, não a alimentar, mas a pública.

Boa tarde amigos leitores.

É triste mas é verdade... No Brasil e com mais força em São Paulo atualmente, ir a restaurantes e bares já não é recomendável pela questão da falta de segurança aos frequentadores. Infelizmente logo em São Paulo onde um dos grandes programas é ir a restaurante - e são diversos com ótimo padrão - está se tornando inviável, pois a cada dia  a quantidade de assaltos a estes estabelecimentos comerciais vai desestimulando a frequência a lazer e a trabalho.
Juntamente com as manchetes diárias de assaltos a restaurantes e bares, vemos também através de todo o tipo de mídia um número ainda maior de denúncias de corrupção que pipocam diariamente - como os tiros em vias púbicas, assaltos, arrastões, explosões de caixas eletrônicos e etc  -   em todos os escalões do governo brasileiro e sua máquina pública.
Pagamos uma das mais altas cargas tributárias mundiais e assim estamos sendo tratados pelos políticos que,  se somarmos todos, de vereadores à Presidenta, não passam de 60.000 pessoas...Mais alguns correligionários.
Diz o IBGE (http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?dados=13&uf=00) que o Brasil tinha em 2010, 5.565 municípios e uma população total aproximada de 190.755.799 habitantes. Como 190.635.799 milhões de brasileiros ( O total aproximado da população, menos o total aproximado de políticos e seus correligionários ) se deixam extorquir por míseros 120.000 ou pouco mais, políticos e apadrinhados ?
O que acontece nos países árabes atualmente ?
População acuada e reagindo por instinto a:  políticos ultrapassados, quadro de corrupção governamental, extorsão financeira e tratamento escravizante.  Poucos "Sheiks" chicoteando uma população inteira, que vem vivendo  miseravelmente pior  a cada dia.
Alguns governantes árabes já caíram ou se retiraram e outros estão por ver tal fim em breve.
Por aqui; bem por aqui acabamos de atingir a cifra de R$ 914.600.000.000,00  em impostos municipais, estaduais e federais arrecadados ( NOVECENTOS E QUATORZE BILHÕES E SEISCENTOS MILHÕES de REAIS). Quando você acessar o link abaixo o número que posto ao lado já estará pra lá de ultrapassado... Assim como nossos políticos...


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Festival Gastronomico de Avanca-PT.

Bom dia amigos leitores.

Certo dia, 22 de julho passado, estava em Avanca, quando me deparei com uma faixa que informava: "Festival Gastronômico".

O Pá !!! Estava no lugar certo na hora certa !
Era ainda manhã e pude observar os  preparativos para a montagem da estrutura, para que tudo corresse da melhor maneira a partir daquela noite. Comecei a conversar com as pessoas que trabalhavam no galpão onde se erguia o restaurante e fui me infiltrando, perguntando sobre entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas é claro. Muito atenciosas as senhoras que cuidavam da cozinha me deram uma aula sobre pratos típicos regionais, suas expectativas quanto ao evento e o que a festa traz de alegria e relaxamento à comunidade local.

Diversas entradas como orelha de porco temperada, tripa de porco frita, saladas, moelas cozidas e etc, mais pratos a base de muito bacalhau e sobremesas como mousse de morango, me divertiam e encantavam. Provei de tudo é claro, sempre acompanhado de um vinho português e muita conversa descontraída e sincera.
Enguias fritas - especialidade local.


Quem  sabe ano que vem apareço novamente? Com mais tempo é claro para para aprender mais sobre Avanca, sua culinária  e seus habitantes. 

A cozinha e suas "magias"...

Em tempo: Que bela estação ferroviária tem Avanca. Como sempre, com a presença de um trabalho em azulejos, maravilhoso. Coisas de Portugal...

Até a próxima.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lisboa > Rio. Restaurantes e cozinhas.

Bom dia amigos leitores.

De volta ao Brasil depois de dez dias em Portugal, pude parar para analisar o que vi, degustei e ouvi dos Portugueses, a respeito de alimentos, técnicas e futuro.
É imperceptível à maioria das pessoas que neste verão europeu passam por Portugal, a preocupação clara da população para com o que o mundo publica na mídia a respeito de economia. Este fato alegra-me pois senti também crença em um futuro melhor, daqui a mais alguns meses.
Viajei por Portugal, de Viana do Castelo a Lisboa, passando por Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria. No Porto e em Viana do Castelo as grandes satisfações com a culinária típica Portuguesa.  No Porto ( Restaurante Abadia do Porto - Bacalhau a Gomes de Sá e Vinho Português;  excelentes - Serviço do garçom melhor ainda) e  em Viana do Castelo ( Restaurante O Garfo - Peixe fresco grelhado com batatas ao murro - vinho verde e maduro e o Felipe, dando um show no atendimento, além de toda a família que trabalha no restaurante. Pequeno mas muito bem decorado, à moda de Portugal ).


Cozinhas bem tradicionais em termos de equipamentos - sem grande inserção de tecnologia de ponta - mas bem operadas. Resultados ótimos !!!  Que cozinheiro e que cozinheira tem o Abadia do Porto e  O Garfo !
Visitem o Garfo  e  Abadia do Porto e conhecerão ótimos restaurantes de Portugal,  sem sacrificar suas economias.
Volto em breve com  "Queijadas de Sintra", "Ovos moles de Aveiro"  e  como não poderia faltar, "Pastéis de Belém".
Até Breve!