segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

À cozinha em 2011 !

Olá leitores do BLOG, bom dia!

Estamos terminando 2010 e todos nós que vivemos da cozinha e na cozinha certamente poderemos reservar alguns minutos para pensar no que realizamos nos últimos anos e no que poderemos fazer para melhorar nosso "mundo", através de nossas cozinhas; em 2011.
Caminhamos para o aumento da população que se alimenta fora do lar e que quando nele, não quer mais saber de cozinhar, mas apenas aquecer ou até;  só saborear alimentos. 
Caminhamos para o aumento da demanda de alimentos, que leva ao aumento da demanda de área plantada e da demanda de produtividade no campo.
Caminhamos para o aumento do uso de insumos químicos em nossas lavouras.
Caminhamos para a retirada de florestas nativas, para mais áreas cultiváveis.
Caminhamos para mais uso da água, na lavoura e no processamento de seus produtos.
Caminhamos para mais uso de transportes motorizados, mais combustíveis fósseis.
Caminhamos para que em nossas cozinhas, mais pratos possamos produzir, mais gente trabalhe, mais água se gaste.
Caminhamos para que com tudo isto, mais lixo acabe sendo gerado.
Caminhamos para gastar mais energia.
O que sempre focamos por aqui no BLOG, é que podemos enfrentar estes "aumentos de demanda aquecida", sem que estejamos contribuindo para o consumo irracional, apropriando-nos da inserção da TECNOLOGIA NO AMBIENTE DA COZINHA PROFISSIONAL. 
Podemos sim,  produzir mais e melhor, utilizando menos recursos naturais - alimentos, água, energia - e dando vida útil mais longa ao que produzimos, sem o uso indiscriminado de conservantes.
Que em 2011 caminhemos em direção a um novo rumo, o do uso da TECNOLOGIA  em nossas cozinhas, da produção consciente, eficiente, competentemente planejada.
Que assim,  possamos reduzir os desperdícios e ajudar a todos a ver a chegada de um novo ano, sem temer o que o futuro do planeta nos reservará.
Que 2011 nos faça trilhar um novo e longo caminho, rumo a produtividade, a qualidade e a sustentabilidade.
Até lá !

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Restaurantes, Cozinhas e Surpresa! Um presente de Natal!

Bom dia visitantes do BLOG!
Ontem tive uma agradável surpresa e ocorreu onde não esperava que fosse ocorrer...
Estava na região do Largo do Machado, no Rio de Janeiro, era hora do almoço e resolvi entre tantos restaurantes que cercam esta enorme praça entrar em um que ainda não tinha visitado como cliente. Escolhi o restaurante Parmê - www.parme.com.br
Eram 14:30h estava com uma ocupação das mesas na casa dos 80% dos seus aproximados 240 lugares e fui atendido por um garçon de nome Wallace de Assis Costa, com um profissionalismo que infelizmente é raro nos dias atuais mesmo em muitos restaurantes finos, que dirá em um de uma rede de razoável porte e voltada ao grande público.
A abordagem, o conhecimento sobre o cardápio (de qualidade por sinal), a atenção, a maneira de falar o uniforme e o gestual impecáveis, me levaram a engrenar uma conversa com o Wallace, que contou ter sido preparado por um curso em uma ONG chamada  "CASA MAURÍCIO KLABIN" - Grajaú - Rio de Janeiro - RJ.
Depois dos elogios pessoais ao Wallace  -  pois elogios incentivam a busca pelo aprimoramento -  conversei um pouco mais com outro profissional da  Parmê, sobre a aparente tranquilidade transmitida aos clientes pelos aproximadamente 20 funcionários de atendimento e ao baixíssimo nível de ruídos que em outros locais esta turma emite em grande volume. O profissional com o qual eu conversava então, confirmou algo que sustento quase que semanalmente neste BLOG:  Treinamento de equipe.
Eles desenvolvem e dão continuidade a um cronograma de treinamento de pessoal, que, como pude constatar ,  funciona muito bem.
Então até o presente momento - 23.12.2010 - este foi um dos melhores presentes de NATAL que recebi esta semana. Ser atendido como todos deveriam ser, sempre. Turistas ou locais.
Parmê Largo do Machado já distribui a seus clientes, seus presentes de Natal; o excelente atendimento e variado cardápio.
Um Feliz Natal a todos e até a próxima. 

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Restaurantes, cozinhas e o desperdício de alimentos.

Olá caros leitores, bom dia!

As vésperas do momento em que mais se pensa em mesa repleta de alimentos, vale trazer a mensagem que é um dos pilares deste BLOG. Redução do desperdício de alimentos nas cozinhas brasileiras. 
Vejo isto cotidianamente e fico aborrecido, pois podemos evitar, basta que paremos de agir atrelados aos vícios do trabalho pouco técnico e passemos a nos questionar sobre o problema e suas  soluções.
Elas existem;  estão fartamente comentadas em postagens realizadas nos meses de março a agosto de 2009. Temos que ter a iniciativa de mudar. Libertar-nos dos procedimentos práticos que há décadas transforma nossa cozinha em uma das mais improdutivas e pouco lucrativas do planeta.
Vale assistir ao vídeo desta matéria,  bem elaborada e objetiva, apresentada pelo Jornal Nacional,  no dia 30.08.2000 !!!
Isto mesmo!  Já tem 10 anos e ainda hoje quase nada mudou...
É hora de pensarmos em aprimoramento técnico e tecnológico; a sério. Só isto trará a redução do desperdício e o surgimento da rentabilidade e qualidade que é possível a qualquer restaurante bem planejado e bem gerido.
Temos milhões de brasileiros ainda passando fome e ao lado deles, fazemos o que se vê na matéria do link, no restaurante da esquina, do Shopping, da praia, da fazenda...
Já fizeram as compras para a ceia de Natal? Ela pode custar até 20% menos e servir ao mesmo número de pessoas que planeja atender. Basta planejamento arquitetônico, tecnologia embarcada e treinamento da mão de obra. Qualificação é fundamental.
Um abraço a todos.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Restaurantes, Copa, Olimpíadas e os ingressos...

Olá amigos, boa noite!


Estamos terminando 2010 e exatamente agora temos vários clientes que estão desesperados com suas inaugurações que ocorrerão, semana que vem, na outra e início de janeiro...
Tudo certo se tivessem planejado todos os detalhes e não deixassem as compras de equipamentos e acessórios para exatamente agora.
Temos o ano inteiro para planejar, escolher produtos, projetos, plantas, mas aqui no Brasil é muito diferente de Mountain View, Pori  ou Riad. Tudo é feito na véspera...
Por este motivo venho martelando no assunto que considero essencial para quem quer "entrar" no estádio para participar de "tudo o que vai ocorrer entre 2013 e 2016". Planejar agora, estudar plantas, projetos, equipamentos e pacotes de treinamento com calma e tempo é prioritário, para que "no momento do jogo" você  não se arrisque  a  assistir a tudo sem poder participar diretamente, ou seja, ficar "fora do estádio".
É como ir para o Maracanã  para a final da Copa de 2014, pensando em comprar o ingresso na bilheteria.
Dia 17 de janeiro de 2011 teremos um evento sobre planejamento, arquitetura, gestão,tecnologias, equipamentos e treinamentos;  no Rio!    É o 5º "Bate Papo com a PLACONTEC".
Empresa de São Paulo, especializada em Arquitetura, planejamento e gestão de restaurantes e cozinhas profissionais que pela primeira vez sai de São Paulo e vem "pegar uma onda no Rio". Um presente para nós Cariocas. Aproveitem, inscrevam-se através de meu  e-mail pois são poucas vagas.
Um abraço a todos e bom final de semana.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Cozinha, COPA, OLIMPÍADAS e etc...

Olá prezados leitores, boa noite!

Sempre comento sobre a importância da visão profissional quando somos responsáveis por uma cozinha ou restaurante e tenho postado sobre necessidade de tê-la, desenvolvê-la e a importância que esta exerce sobre todos nós, desta área, inexoralvelmente, desde  o momento em que foram confirmados os eventos esportivos que ocorrerão no Brasil até 2016.
Preparação ou adequação de seu ambiente de produção e recepção dos clientes, aquisição e investimentos em tecnologias atuais e treinamento das equipes. Equipes de produção e atendimento precisarão estar aifiadíssimas para o que vai ocorrer a partir do próximo ano - 2011.
Como sempre São Paulo partiu na frente. Por este motivo temos na capital e interior paulista uma enorme concentração de restaurantes comerciais, industriais e bares, que disputam milímetro a milímetro cada cliente existente no mercado. Com um padrão de qualidade que é o melhor do país - temos um baixo padrão na média geral - já iniciaram seus preparativos para este que será mais favorável período da década para vários segmentos, mas em especial para a hotelaria e restaurantes.
Vejam o vídeo sobre a matéria veiculada no "Jornal da Globo".
Quando você começará a se preparar? Vai esperar a "Copa"?


Assistam ao vídeo.

Um abraço a todos.