terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cozinhas em operações especiais.

Boa tarde visitantes do BLOG.
Como sou do Rio e o "clima" por aqui está esquentando tanto em termos de temperatura, quanto em termos de segurança pública, resolvi postar este vídeo, que é matéria disponibilizada pela:

FORÇA AÉREA BRASILEIRA
Operação realizada em 2008.
Disponibilizado no YouTube :

Cruzex 2008 MAPRE


2 min - 20 jul. 2010 - Vídeo enviado por cruzex5
e que apresenta um tipo de cozinha que muitos desconhecem. São as cozinhas militares ou mesmo civis, montadas sob arquitetura que proporciona o funcionamento em qualquer terreno e voltadas a atender a tropas ou grupos de pessoas que estão executando operações especiais, mesmo nas mais adversas circunstâncias.
Assistam ao vídeo, bastante interessante.

Tecnicamente funciona do seguinte modo:




Para suprir as necessidades e atividades desempenhadas, serão empregados seis contêineres , dimensionados funcionalmente da seguinte forma:

Contêiner 1 - SUPORTE - Com geradores, painéis elétricos de distribuição, filtros de água, bombeamento de água, guarda de utensílios, reservatório de água filtrada e demais itens de infraestrutura;
Contêiner 2 - ESTOCAGEM - Para estocagem de alimentos secos e enlatados em 27 slots dimensionados com 257 litros de capacidade;
Contêiner 3 - ESTOCAGEM - Para estocagem de frigorificados e congelados separados em conformidade com a dimensão diária prevista;
Contêiner 4- ATIVIDADES - para cozinha de cocção básica, contendo equipamentos para todos os processos de confecção;
Contêiner 5- ATIVIDADES - para cozinha de finalização e distribuição com tecnologia de regeneração e término do processo de regeneração; e
Contêiner 6- SUPORTE - dividido para ser empregado para higienização e esterilização de bandejas, talheres e utensílios, atua também como frigorífico para descongelamento e armazenagem de verduras obtidas na região

O MAPRE permitiu, por meio dos seus cálculos volumétricos de produção e absorção de líquidos na confecção de alimentos, uma adoção orientada e equilibrada da alimentação em campanha. Sua formulação permite que a operação ocorra em quaisquer atividades, militares ou não.

Na área definida, a alocação dos contêineres em solo possui layout próprio, segundo o fluxo de serviços prestados e a adoção do sentido único do material entre os contêineres na área de circulação. Seu layout (ver abaixo) estará contido em shelter (barraca tipo hangarete) próprio para que se respeite o princípio do ambiente ideal para a finalização das refeições.


Na próxima postagem tem a parte final.
Um abraço a todos.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Rio de Janeiro,Kandahar ou Mogadishu?

Olá visitantes, bom dia.

Atuo na maior parte do tempo e atendendo a maior parcela percentual de clientes, no estado do Rio de Janeiro e confesso que está difícil poder transitar por aqui com tranquilidade, ouvindo uma musiquinha e olhando a paisagem, que já foi linda outrora.  Ontem mesmo, tive que reagendar para a próxima semana visitas a clientes que estão em área de conflito, ou me obrigariam a passar perto delas para encontrá-los. Espero que até lá já tenham cessado os ataques nas ruas do Rio.
Como eu não tenho helicóptero, não sou ministro do STF (que anda de carro blindado)  e não quero virar "grelhado" estou trabalhando "virtualmente" e,  fisicamente só fora de "alguns arredores" do Rio. Sim, porque a coisa está se disseminando para outros municípios, como os da região dos lagos e norte Fluminense, por exemplo.
Todos nós, que trabalhamos para  pagar os  impostos astronômicos perdemos com isto; o país perde com isto.
Até a próxima semana, pois recebi convite para consultoria a dois clientes, um em Kandahar e outro em Mogadishu. Acho que vou topar...
Um abraço a todos e para quem é do Rio, cuidado.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Empreendedorismo, NR 12 e Treinamento

Bom dia amigos leitores.

No Brasil, em setembro passado  foi homologada a NR 12, a Norma Regulamentadora para Máquinas de Panificação. Podemos ter acesso aos detalhes da norma no link: http://www.praticafornos.com.br/arquivos/pdf-noticias/NR%2012-e-anexos.pdf

Constantemente abordamos no BLOG o assunto "adequação tecnológica" em termos de equipamentos para cozinhas.  Inclui-se aí, restaurantes industriais, comerciais, hospitalares, militares, confeitarias, panificação e industria de alimentos. Hoje foi veiculada matéria em um telejornal brasileiro abordando o assunto. Bastante interessante, trazemos também o link para quem desejar acompanhar. Vale apena visitar:


   
Ambos links valem a visita, mas continuo a insistir que, há muito o que melhorar em nossas instalações e o momento é o mais propício em termos de financiamentos para o investimento, assim como estamos no tempo certo para as adequações que precisaremos implantar visando os anos dourados para o nosso segmento que serão de 2013 a 2016. Quem perder o tempo, o momento, o passo, vai se lamentar daqui a pouco mas não será por falta de informação ou aviso. Apenas por falta de iniciativa.
Melhorar tecnicamente implica em equipamentos modernos aliados a treinamento da sua mão de obra.
Uma boa semana a todos.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Cozinha e Fórmula 1.

A sua tem tecnologia embarcada?

Olá a todos que visitam o BLOG, boa tarde.
Na semana do GP Brasil de Fórmula 1, aproveito o acontecimento para traçar comparativos entre cozinhas e carros da F1. Sim ! Isto  é possível!
Mesmo quem apenas acompanha as corridas de carros pela TV sabe muito bem que entre os carros de corrida e o nosso existem enormes diferenças;  em tudo.  

Da aparência externa ao motor, passando por suspensão, câmbio, freios e direção, tudo em um carro de corrida é diferente e em um F1, muito diferente... Para quem sonha com automóveis, o paraíso seria poder guiar um destes F1, ainda que apenas em uma voltinha na pista de Interlagos mesmo com os giros do motor limitados a uns 11.000 RPMs mais ou menos. Já nos levaria ao delírio.

Ótimo, mas mesmo para esta "voltinha dos sonhos" precisamos nos preparar tecnicamente, pois por incrível que pareça, carros tem "gênio” e parece que, assim como os cavalos puro sangue em um hipódromo, sabem avaliar na hora se quem os “montou” sabe ou não sabe conduzi-los e  aí, neste estreito espaço de tempo, caso não estejamos tecnicamente a altura da condução, passamos a ser conduzidos pelo “veículo”.
Cozinhas são iguaiszinhas, apesar de não terem rodas, se você não está preparado tecnicamente, vira passageiro. Isto faz absolutamente toda a diferença entre produzir com baixo custo, alta qualidade, praticidade, economia,  rapidez e sustentávelmenteou não.
Se você gosta da F1, inconscientemente sabe que a tecnologia faz muita diferença quanto a resultados.
Agora pergunto:  Sei que você  "pilota" muito bem, mas sua cozinha se parece com um F1 ?

Em tempo: Carros e cozinhas evoluem dia a dia. A sua evoluiu?