domingo, 28 de fevereiro de 2010

Hotéis,Restaurantes, cozinhas e a Copa das Confederações em 2013

Olá amigos leitores.  Quando comento sobre a necessidade de nos prepararmos para um futuro de grande movimento turístico no Brasil e em especial no Rio de Janeiro, tenho certeza pela experiência profissional adquirida nas visitas diárias a clientes e observação do mercado,  que,  parte dos empresários do setores do título deste post acham que ainda é cedo para pensar neste assunto.
O setor hoteleiro tem sido o que mais cedo demonstrou  preocupação em planejar e estruturar-se para este grande momento que viveremos durante estes próximos 7 anos. Muitos hotéis e pousadas já se movimentam e iniciam suas consultas a profissionais da área de consultoria e projetos em cozinhas profissionais.  Outro setor que já sinaliza acordar para o fato é o das cozinhas industriais, também envolvidas na onda de grandes demandas oriundas das obras de infraestrutura que já começaram e representam milhares de refeições ao dia  para os trabalhadores envolvidos. Alguém tem que cozinhar para todos estes consumidores.
Os restaurantes ainda esperam a onda chegar mais perto, não parecem dispostos a “remada para entrar na onda”, mas apenas o momento do “drop”. Aí mora o perigo, pois obra em cima da hora nunca fica boa e perdemos tempo, dinheiro e clientela.
Observo que a maioria dos profissionais e empresários do setor apenas comentam sobre a Copa do Mundo e Olimpíadas, sem tocar ou lembrar que em 2013 teremos a Copa das Confederações, que é uma prévia, um ensaio, um teste de funcionamento para o momento da Copa do Mundo de Futebol.
A seguir coloco parte de uma matéria encontrada no site pt.wikipedia.org/wiki/Copa_das_Confederações :
Isto vale também para o Brasil, anfitrião tanto da Copa das Confederações de 2013 quanto da Copa do Mundo de 2014 e assim por diante.
As Seleções Nacionais classificadas necessitam ser:
§  Campeão da Eurocopa (UEFA)
§  Campeão da Copa das Nações da África (CAF)
§  Campeão da Copa da Ásia (AFC)
§  Campeão da Copa das Nações da Oceania (OFC)
§  Campeão da Copa Ouro da CONCACAF (CONCACAF)
§  Campeão da Copa América (CONMEBOL)
§  Campeão da Copa do Mundo anterior (FIFA)
§  País anfitrião.”
Vejam quem receberemos em 2013, na lista dos participantes acima. Pessoas de diversas partes do planeta, que estarão por aqui para se divertir e conhecer nossa cultura e estrutura. Se não forem bem atendidos não voltarão e dirão isto a meio mundo.
Então, mãos a obra que a hora é agora. Estruturar hoje, para colher os frutos amanhã.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cozinhas, carnaval e fantasias.

Olá amigos, bom dia!
Chegou mais um início de ano brasileiro. Sim, porque todos costumam dizer que o ano começa mesmo após o carnaval. Bem se é verdade mesmo, então vamos começar a pensar em melhorias nas nossas cozinhas, a partir da próxima quinta feira. Claro, pois na quarta é muito cedo.
Tenho visto empresas que já se preparam para a nova era da cozinha profissional no Brasil, que estão procurando  iniciar projetos bem feitos, com tempo para o desenvolvimento e implantação.
Tudo passa por planejamento, pesquisa, construção e treinamento. 
A inserção de tecnologia nas novas cozinhas a meu ver é o caminho para uma produção de maior qualidade, no preparo, cocção, conservação e finalização dos pratos, ainda trazendo ou proporcionando maior rentabilidade e produtividade.  Da cozinha popular a alta cozinha, a chegada de equipamentos modernos traz certamente uma nova vida. Melhor funcionamento, com menos perdas, maior qualidade, menor consumo de água, energia e maior rapidez nas respostas aos pedidos. Respostas mais rápidas, poucas pessoas produzindo muito, ganho na qualidade, no espaço disponível para o trabalho, só com equipamentos que disponibilizem mais ferramentas ou que ofereçam várias ferramentas em um único, para nos auxiliar na árdua tarefa do preparo de alimentos.
Árdua sim, mas prazerosa, instigante e porque não rentável?
É carnaval!  Qual será sua fantasia?  Para até quarta feira qualquer fantasia vale, mas para o restante do ano, será a de cima ou a de baixo Chef?







terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Importância de louças e talheres...





Bom dia amigos leitores.
Itens que fazem parte do cotidiano dos restaurantes, louças e talheres são de importância vital. Apesar de poucos restaurantes darem a atenção devida a estes itens que, apesar das características que nos levam a tê-los como apenas componentes de um todo, são de fundamental importância na composição da personalidade de seu negócio, perante seus clientes, seu público, sua razão de ser.
Nas inúmeras visitas diárias a restaurantes e cozinhas, observo os talheres e louças e o que tenho visto realmente denota a mínima atenção para com estes objetos do enxoval. A grande maioria dos restaurantes e cozinhas visitados, não repõe os talheres e louças com a necessidade determinada pela frequencia do uso e o desgaste natural que o uso imputa a estas peças. Atenção, pois estamos falando apenas de desgastes naturais.
Já comentei em post anterior sobre o assunto, os inúmeros meleficios causados por lavagem manual, manuseio inadequado e mesmo inconsequente e armazenamento incorreto.
As louças e talheres, são a sua vitrine, não importa a que tipo de público seu restaurante se dedica. Mesmo que seja um restaurante voltado ao grande público, de grande rotatividade nos horários de pico e você pratique preços populares, não há como negligenciar com a qualidade destes componentes do enxoval, pois estes são objeto inclusive de regulamentações legais, que podem imputar ao estabelecimento multas e até fechamento.
Louças e talheres, são sua vitrine e é ela que seu público vê. Vendo algo que não agrada, mesmo consumidores menos exigentes mudarão para o concorrente mais próximo.
Não custa caro mantermos esta linha em perfeitas condições de uso e aparência, se utilizamos tecnologias embarcadas em nossa cozinha e restaurante. As máquinas de lavar são uma destas ferramentas, que apesar de muitos acharem ainda hoje, desnecessárias, custam quase nada, se compararmos na ponta do lápis, os gastos com reposição de louças, talheres, detergente, esponjas, hora trabalhada, mão de obra aplicada ao processo e etc, etc e etc...
viaitem: