terça-feira, 9 de junho de 2009

Cozinhas - Embalar sob atmosfera modificada.

Embalar sob atmosfera modificada significa: Retirar os gases originais "ar" contidos na embalagem e após, prover o espaço desta, com composições gasosas - conforme o alimento - que proporcionarão um prolongamento de sua vida útil, mantendo as caraterísticas originais do mesmo.
Embalar alimentos sob atmosfera modificada tem sido técnica utilizada já a alguns anos. Como todo processo de desenvolvimento técnico e tecnológico, inicialmente tem um custo bastante elevado, o que o torna acessível a poucas empresas em função do alto valor do investimento inicial. Aliado a isto, a imagem de algo novo e pouco utilizado ainda nos meios produtivos - fora dos laboratórios das empresas desenvolvedoras e academias - impõe mais um obstáculo à disseminação do uso do novo produto ou técnica.
Agora...
1 - O tempo passou, as máquinas de embalar que permitem o uso da inserção de gases em embalagens se desenvolveram e multiplicaram-se os fabricantes, fazendo o custo destas ser acessível a qualquer empresário ou empresa, por menor que seja.
2 - Diversas empresas começam a utilizar a técnica em função do sucesso obtido por outras, concorrentes diretas ou não. Em suma, é a afirmação prática de que o processo é bom e traz resultados.
3 - Inicialmente usado apenas por empresas com suporte financeiro e de pessoal que garantem o período de adaptação ao novo processo ou técnica de embalar, as menores começam a ver que podem "entrar na briga", sem se machucar.
4 - Atualmente QUALQUER cozinha, em função do que produz, pode sim lançar mão da técnica de embalar sob atmosfera modificada, que certamente aumentará sua lucratividade, Vide posts anteriores - ontem e anteontem - onde listo os motivos.
5 - Hoje, conforme digo nos dois primeiros parágrafos do POST do dia 17.04.09, temos tudo a um CLICK !
6 - Ha SIM ! As academias ! Citadas no início deste post, nos presenteiam com dezenas de estudos desenvolvidos neste segmento. E as empresas fornecedoras dos gases utilizados, nos auxiliam igualmente.
Chegamos afinal a conclusão que: Embalar sob atmosfera modificada não custa tanto dinheiro nem requer tanta especialização assim, e traz muito retorno sob todos os aspectos, inclusive o FINANCEIRO.
Como veremos amanhã, existem diferentes composições de gases para diferentes tipos de alimentos a embalar. Estudos e testes apontam que para cada produto ou grupo de produtos obtemos o melhor resultado em função da adequação/composição dos gases para aquilo que embalamos.
Mas isto, veremos a partir de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário